Por que escovar os dentes das crianças? Descubra a importância!

Adulta escovando os dentes da criançaDentes de leite pequeninos e bem brancos que, ali pelos 5 anos, começam a dar lugar a outros maiores e permanentes. A saúde bucal das crianças é algo que passa por muitas transformações – por isso, desde a primeira infância, os cuidados com a dentição e tudo o que a envolve são determinantes. Uma criança com cáries frequentes, por exemplo, tem grandes chances de sofrer com o problema também na fase adulta. É crucial, então, saber quais os principais cuidados e como deve ser feita a higienização adequada dos dentes já nos primeiros meses de vida.

A higiene bucal de bebês

Os hábitos de higiene bucal devem ser iniciados antes mesmo do primeiro dente nascer. A limpeza pode ser feita com um pano ou gaze úmida em toda a gengiva após as refeições. Também é importante que os pais controlem a quantidade de açúcar em papinhas e mamadeiras para evitar o surgimento de cáries.

A primeira visita ao dentista

O acompanhamento odontológico deve ser iniciado próximo ao primeiro aniversário da criança, repetindo as visitas a cada seis meses a partir daí. Essas consultas são importantes para que o profissional analise a arcada dentária dos pequenos e sugira práticas que contribuam para o bom desenvolvimento dental.

Os cuidados com dentes de leite

Apesar de temporários, os dentes de leite devem ser higienizados com a mesma atenção que se dá aos permanentes. Eles são importantes para a introdução alimentar da criança e preparam a gengiva para os que ainda vão nascer. Além disso, os dentes de leite são igualmente suscetíveis a cáries – por isso a importância da escovação três vezes ao dia.

Hábitos de limpeza para toda a vida

Desde pequenas, as crianças devem ser ensinadas a escovar os dentes por dois minutos após cada refeição. Prefira escovas de cerdas macias e aplique uma quantidade pequena de creme dental (equivalente a um grão de arroz). O fio dental pode ser incluído na rotina de limpeza a partir dos quatro anos com a ajuda dos pais.

A alimentação contribui para a saúde bucal

Os alimentos que ingerimos desde a infância têm forte relação com a saúde dos nossos dentes. Uma criança que consome muito açúcar, por exemplo, tem mais chances de desenvolver problemas como a cárie. O ideal é controlar a ingestão de doces e reforçar a importância da escovação após as refeições.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo