Voltar para home page
Saúde

Por que escovar os dentes das crianças? Descubra a importância!

A escovação é fundamental para a saúde bucal das crianças

A escovação é fundamental para a saúde bucal das crianças

Dentes de leite pequeninos e bem brancos que, ali pelos 5 anos, começam a dar lugar a outros maiores e permanentes. A saúde bucal das crianças é algo que passa por muitas transformações - por isso, desde a primeira infância, os cuidados com a dentição e tudo o que a envolve são determinantes. Uma criança com cáries frequentes, por exemplo, tem grandes chances de sofrer com o problema também na fase adulta. É crucial, então, saber quais os principais cuidados e como deve ser feita a higienização adequada dos dentes já nos primeiros meses de vida.

A higiene bucal de bebês

Os hábitos de higiene bucal devem ser iniciados antes mesmo do primeiro dente nascer. A limpeza pode ser feita com um pano ou gaze úmida em toda a gengiva após as refeições. Também é importante que os pais controlem a quantidade de açúcar em papinhas e mamadeiras para evitar o surgimento de cáries.

A primeira visita ao dentista

O acompanhamento odontológico deve ser iniciado próximo ao primeiro aniversário da criança, repetindo as visitas a cada seis meses a partir daí. Essas consultas são importantes para que o profissional analise a arcada dentária dos pequenos e sugira práticas que contribuam para o bom desenvolvimento dental.

Os cuidados com dentes de leite

Apesar de temporários, os dentes de leite devem ser higienizados com a mesma atenção que se dá aos permanentes. Eles são importantes para a introdução alimentar da criança e preparam a gengiva para os que ainda vão nascer. Além disso, os dentes de leite são igualmente suscetíveis a cáries - por isso a importância da escovação três vezes ao dia.

Hábitos de limpeza para toda a vida

Desde pequenas, as crianças devem ser ensinadas a escovar os dentes por dois minutos após cada refeição. Prefira escovas de cerdas macias e aplique uma quantidade pequena de creme dental (equivalente a um grão de arroz). O fio dental pode ser incluído na rotina de limpeza a partir dos quatro anos com a ajuda dos pais.

A alimentação contribui para a saúde bucal

Os alimentos que ingerimos desde a infância têm forte relação com a saúde dos nossos dentes. Uma criança que consome muito açúcar, por exemplo, tem mais chances de desenvolver problemas como a cárie. O ideal é controlar a ingestão de doces e reforçar a importância da escovação após as refeições.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais