Voltar para home page
Saúde

Saúde bucal: veja 5 comportamentos que prejudicam o seu sorriso

 Alguns hábitos que parecem inofensíveis podem prejudicar muito a sua saúde bucal

Alguns hábitos que parecem inofensíveis podem prejudicar muito a sua saúde bucal

Uma higiene bucal correta é o ponto principal para manter o sorriso bonito - mas, não é o suficiente. Há uma série de comportamentos que podem afetar a saúde bucal e nem sempre percebemos. Um exemplo é o estresse: você sabia que ele também pode prejudicar a boca? Confira esse e outros exemplos que devem ser evitados sempre que possível.

Fumar: cigarros e charutos liberam partículas abrasivas que atacam diretamente as camadas externas do dente. Além disso, o tabaco diminui o fluxo sanguíneo, aumenta a proliferação de bactérias e os casos de inflamações. Como resultado, os dentes podem ficar manchados, os tratamentos têm sua eficácia reduzida e, em casos mais graves, é possível desenvolver câncer bucal.

Má higiene: além do mau hálito, quando restos de alimentos permanecem em contato com a boca por tempo indevido, bactérias se desenvolvem e resultam em cáries, gengivite, retração da gengiva. Em casos extremos, a região bucal enfraquecida se torna porta de entrada para bactérias que podem cair na corrente sanguínea e causar doenças ainda mais graves, como problemas cardíacos.

Estresse: uma das consequências mais comuns é o desenvolvimento do bruxismo - ato de ranger ou apertar os dentes com muita força - que, ao longo do tempo, pode levar à dolorosos casos de sensibilidade. Além disso, é possível notar um aumento na incidência de aftas e diminuição do fluxo salivar.

Excesso de doce: ao comer alimentos açucarados, são produzidos ácidos que agridem o esmalte do dente. O efeito começa, aproximadamente, 20 minutos após a ingestão - por isso, quanto mais forem consumidos, maior o tempo que os dentes estarão expostos à substância.

Pouca água: a saliva é composta em mais de 90% de água - então, quando bebemos menos que a quantidade ideal, o fluxo salivar é afetado. A primeira consequência é o mau hálito - mas, ao longo do tempo, doenças bucais, como cáries, se tornam mais comuns, associada a outros fatores.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo

Últimas novidades

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

Alimentação saudável

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

A alimentação carrega muitos significados em diferentes fases da vida e é essencial para a nossa saúde. Aprender a comer melhor é uma forma de absorver os nutrientes da forma correta e tem impactos diretos no seu dia a dia: ajuda a dormir melhor, ter mais disposição e evitar doenças. Com a correria do dia a dia e acúmulo de responsabilidades, o piloto automático acaba virando o estado normal sempre que é possível, principalmente na hora das tarefas que se repetem todos os dias, como o momento das refeições. Mudar sua relação com a comida nesse momento tão importante só trará benefícios para a sua vida. Veja como é simples!

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

Exercício físico

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

O corpo feminino passa por diferentes transformações ao longo da vida. A menarca (primeira menstruação), a gravidez, a menopausa… todos esses ciclos sofrem influência de um mecanismo hormonal que sabe exatamente onde precisa atuar em cada fase. A mulher adulta, portanto, passa por diferentes momentos ao longo do mês que determinam a sua rotina, humor e até a energia para realizar as atividades do cotidiano. É por isso que é muito normal estar mais ou menos disposta dependendo do dia. Acontece que a intensidade dos hormônios liberados em cada parte do ciclo podem alterar todo o corpo da mulher.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Consulta

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Cansaço, sono desregulado e alterações no peso são alguns sinais que podem indicar problemas na tireoide. A glândula, que tem um formato parecido com uma borboleta e está localizada na parte da frente do pescoço, libera hormônios fundamentais para diferentes mecanismos do corpo humano. A baixa ou elevada produção dessas substâncias podem afetar muito a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

Saúde

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

A imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.

Ver mais