Voltar para home page
Saúde

Sensibilidade nos dentes: descubra as causas do problema e os principais sintomas

Sensibilidade nos dentes é um dos problemas bucais mais comuns entre os brasileiros

Sensibilidade nos dentes é um dos problemas bucais mais comuns entre os brasileiros

A sensibilidade nos dentes é o problema que mais afeta a saúde bucal dos brasileiros - superando até mesmo a cárie. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), a hipersensibilidade prevalece em adultos entre 20 e 40 anos de idade, afetando principalmente as mulheres. A sensibilidade não é considerada uma doença, mas a dor nos dentes causada pelo problema costuma ser muito aguda e pode comprometer o bem-estar de quem passa por isso. Para entender melhor os cuidados e tratamentos para dentes sensíveis, veja o infográfico abaixo que o Cuidados Mil preparou para você!

cuidados e tratamentos para dentes

Caso você possua deficiência visual, confira o conteúdo transcrito/acessível:

Dentes sensíveis: alguns hábitos podem aumentar as dores

A sensibilidade dentária é um desconforto causado pela exposição da dentina - região interna dos dentes que fica em contato com os nervos. Essa camada é protegida pela gengiva e pelo esmalte. Alguns hábitos do dia a dia, que são prejudiciais à saúde bucal, podem provocar o desgaste dessas proteções e causar uma dor aguda. As causas mais comuns são:

● Escovar os dentes com força;
● Consumir muitos alimentos e bebidas ácidas;
● Pouca higiene bucal;
● Ranger os dentes à noite ou durante o dia (bruxismo).

Quando a sensibilidade dentária se manifesta?

Ao desenvolver a sensibilidade nos dentes, o principal sintoma é uma dor aguda e breve, gerada nas seguintes situações:

● Ingerir alimentos e bebidas muito gelados ou quentes;
● Consumir bebidas ou alimentos muito doces ou azedos;
● Escovar os dentes;
● Inspirar ar frio.

Caso você esteja sentindo algum dos sintomas, procure um dentista para confirmar o diagnóstico. O tratamento começa com a identificação das causa da sensibilidade dentária, seguida por mudanças na rotina de higiene bucal e indicação de produtos específicos para aliviar o desconforto.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo

Últimas novidades

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

Alimentação saudável

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

A alimentação carrega muitos significados em diferentes fases da vida e é essencial para a nossa saúde. Aprender a comer melhor é uma forma de absorver os nutrientes da forma correta e tem impactos diretos no seu dia a dia: ajuda a dormir melhor, ter mais disposição e evitar doenças. Com a correria do dia a dia e acúmulo de responsabilidades, o piloto automático acaba virando o estado normal sempre que é possível, principalmente na hora das tarefas que se repetem todos os dias, como o momento das refeições. Mudar sua relação com a comida nesse momento tão importante só trará benefícios para a sua vida. Veja como é simples!

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

Exercício físico

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

O corpo feminino passa por diferentes transformações ao longo da vida. A menarca (primeira menstruação), a gravidez, a menopausa… todos esses ciclos sofrem influência de um mecanismo hormonal que sabe exatamente onde precisa atuar em cada fase. A mulher adulta, portanto, passa por diferentes momentos ao longo do mês que determinam a sua rotina, humor e até a energia para realizar as atividades do cotidiano. É por isso que é muito normal estar mais ou menos disposta dependendo do dia. Acontece que a intensidade dos hormônios liberados em cada parte do ciclo podem alterar todo o corpo da mulher.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Consulta

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Cansaço, sono desregulado e alterações no peso são alguns sinais que podem indicar problemas na tireoide. A glândula, que tem um formato parecido com uma borboleta e está localizada na parte da frente do pescoço, libera hormônios fundamentais para diferentes mecanismos do corpo humano. A baixa ou elevada produção dessas substâncias podem afetar muito a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

Saúde

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

A imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.

Ver mais