Voltar para home page
Saúde

Sensibilidade nos dentes: descubra as causas do problema e os principais sintomas

Sensibilidade nos dentes é um dos problemas bucais mais comuns entre os brasileiros

Sensibilidade nos dentes é um dos problemas bucais mais comuns entre os brasileiros

A sensibilidade nos dentes é o problema que mais afeta a saúde bucal dos brasileiros - superando até mesmo a cárie. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), a hipersensibilidade prevalece em adultos entre 20 e 40 anos de idade, afetando principalmente as mulheres. A sensibilidade não é considerada uma doença, mas a dor nos dentes causada pelo problema costuma ser muito aguda e pode comprometer o bem-estar de quem passa por isso. Para entender melhor os cuidados e tratamentos para dentes sensíveis, veja o infográfico abaixo que o Cuidados Mil preparou para você!

cuidados e tratamentos para dentes

Caso você possua deficiência visual, confira o conteúdo transcrito/acessível:

Dentes sensíveis: alguns hábitos podem aumentar as dores

A sensibilidade dentária é um desconforto causado pela exposição da dentina - região interna dos dentes que fica em contato com os nervos. Essa camada é protegida pela gengiva e pelo esmalte. Alguns hábitos do dia a dia, que são prejudiciais à saúde bucal, podem provocar o desgaste dessas proteções e causar uma dor aguda. As causas mais comuns são:

● Escovar os dentes com força;
● Consumir muitos alimentos e bebidas ácidas;
● Pouca higiene bucal;
● Ranger os dentes à noite ou durante o dia (bruxismo).

Quando a sensibilidade dentária se manifesta?

Ao desenvolver a sensibilidade nos dentes, o principal sintoma é uma dor aguda e breve, gerada nas seguintes situações:

● Ingerir alimentos e bebidas muito gelados ou quentes;
● Consumir bebidas ou alimentos muito doces ou azedos;
● Escovar os dentes;
● Inspirar ar frio.

Caso você esteja sentindo algum dos sintomas, procure um dentista para confirmar o diagnóstico. O tratamento começa com a identificação das causa da sensibilidade dentária, seguida por mudanças na rotina de higiene bucal e indicação de produtos específicos para aliviar o desconforto.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais