Voltar para home page
Saúde

Sensibilidade nos dentes: descubra as causas do problema e os principais sintomas

Sensibilidade nos dentes é um dos problemas bucais mais comuns entre os brasileiros

Sensibilidade nos dentes é um dos problemas bucais mais comuns entre os brasileiros

A sensibilidade nos dentes é o problema que mais afeta a saúde bucal dos brasileiros - superando até mesmo a cárie. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), a hipersensibilidade prevalece em adultos entre 20 e 40 anos de idade, afetando principalmente as mulheres. A sensibilidade não é considerada uma doença, mas a dor nos dentes causada pelo problema costuma ser muito aguda e pode comprometer o bem-estar de quem passa por isso. Para entender melhor os cuidados e tratamentos para dentes sensíveis, veja o infográfico abaixo que o Cuidados Mil preparou para você!

cuidados e tratamentos para dentes

Caso você possua deficiência visual, confira o conteúdo transcrito/acessível:

Dentes sensíveis: alguns hábitos podem aumentar as dores

A sensibilidade dentária é um desconforto causado pela exposição da dentina - região interna dos dentes que fica em contato com os nervos. Essa camada é protegida pela gengiva e pelo esmalte. Alguns hábitos do dia a dia, que são prejudiciais à saúde bucal, podem provocar o desgaste dessas proteções e causar uma dor aguda. As causas mais comuns são:

● Escovar os dentes com força;
● Consumir muitos alimentos e bebidas ácidas;
● Pouca higiene bucal;
● Ranger os dentes à noite ou durante o dia (bruxismo).

Quando a sensibilidade dentária se manifesta?

Ao desenvolver a sensibilidade nos dentes, o principal sintoma é uma dor aguda e breve, gerada nas seguintes situações:

● Ingerir alimentos e bebidas muito gelados ou quentes;
● Consumir bebidas ou alimentos muito doces ou azedos;
● Escovar os dentes;
● Inspirar ar frio.

Caso você esteja sentindo algum dos sintomas, procure um dentista para confirmar o diagnóstico. O tratamento começa com a identificação das causa da sensibilidade dentária, seguida por mudanças na rotina de higiene bucal e indicação de produtos específicos para aliviar o desconforto.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Ver mais