[QUIZ] Seu melhor sorriso: descubra como ter dentes perfeitos com uma boa higiene bucal

Mulher sorrindoA beleza de um sorriso tem ligação direta com a saúde bucal. Uma boa risada é o melhor jeito de expressar nossa felicidade para o mundo; e, quando bem dada, é capaz até mesmo de contagiar as pessoas a nossa volta. Mas, e se seus hábitos de higiene bucal estiverem comprometendo a beleza do seu sorriso? Para garantir que isso não aconteça, preparamos um quiz para testar seus conhecimentos e assegurar que nada te impeça de dar boas risadas. Preparado? Vamos lá!

**Respostas no final da matéria**

1) Quanto tempo você deve gastar para escovar os dentes?

(a) 1 minuto
(b) 2 minutos
(c) 3 minutos
(d) quanto mais tempo, melhor

2) Qual a frequência diária mínima de uso do fio dental?

(a) Pelo menos uma vez por dia
(b) Duas vezes por dia
(c) Sempre que for escovar os dentes
(d) Fio dental não é necessário

3) Após quanto tempo é preciso trocar a escova de dente?

(a) A cada 1 mês
(b) A cada 3 meses
(c) A cada 6 meses
(d) Apenas quando a escova estragar

4) Qual a quantidade ideal de creme dental para escovar os dentes?

(a) O suficiente para cobrir toda extensão das cerdas
(b) Até preencher metade das cerdas
(c) Quantidade equivalente a um grão de ervilha
(d) Quanto mais melhor – é a espuma que faz a limpeza

5) Mascar chiclete faz mal para a dentição?

(a) Sim, deve ser evitado como qualquer outro doce
(b) Sim, o chiclete afeta a estrutura da mandíbula
(c) Não, todo chiclete é bom
(d) Depende: alguns chicletes podem fazer bem

RESULTADOS

Pergunta 1: Resposta B. 2 minutos são o suficiente para limpar todas as áreas da boca. Lembre-se de dividir esse tempo por todos os dentes por igual.

Pergunta 2: Resposta A. O fio dental é ótimo para eliminar qualquer vestígio de alimento que a escova não conseguiu acessar. Mas não é necessário passá-lo várias vezes ao dia: uma vez (de preferência antes de dormir) já é suficiente para garantir a saúde da gengiva e dos dentes.

Pergunta 3: Resposta B. A escova de dentes é nossa melhor amiga para uma correta higiene bucal. Mas, para garantir que toda a placa bacteriana seja removida, o ideal é trocar de escova a cada 3 meses. Depois disso, em geral, as cerdas começam a ficar desgastadas e com acúmulo de bactérias.

Pergunta 4: Resposta C. Muito creme dental e espuma não são sinais de boa higiene. Pelo contrário: por conter flúor, ao abusar desse produto podemos manchar os dentes. Por isso, a quantidade equivalente a um grão de ervilha é o suficiente para uma pessoa adulta.

Pergunta 5: Resposta D. Por mais surpreendente que pareça, nem todos os chicletes são prejudiciais à saúde bucal. As opções sem açúcar ou adoçadas com xilitol e com pouco corante podem auxiliar na remoção de alimentos dos dentes e, assim, diminuir a incidência de cáries.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo