Voltar para home page
Saúde

[QUIZ] Seu melhor sorriso: descubra como ter dentes perfeitos com uma boa higiene bucal

Faça o teste abaixo e descubra como ter um sorriso perfeito com alguns hábitos de higiene bucal!

Faça o teste abaixo e descubra como ter um sorriso perfeito com alguns hábitos de higiene bucal!

A beleza de um sorriso tem ligação direta com a saúde bucal. Uma boa risada é o melhor jeito de expressar nossa felicidade para o mundo; e, quando bem dada, é capaz até mesmo de contagiar as pessoas a nossa volta. Mas, e se seus hábitos de higiene bucal estiverem comprometendo a beleza do seu sorriso? Para garantir que isso não aconteça, preparamos um quiz para testar seus conhecimentos e assegurar que nada te impeça de dar boas risadas. Preparado? Vamos lá!

**Respostas no final da matéria**

1) Quanto tempo você deve gastar para escovar os dentes?

(a) 1 minuto
(b) 2 minutos
(c) 3 minutos
(d) quanto mais tempo, melhor

2) Qual a frequência diária mínima de uso do fio dental?

(a) Pelo menos uma vez por dia
(b) Duas vezes por dia
(c) Sempre que for escovar os dentes
(d) Fio dental não é necessário

3) Após quanto tempo é preciso trocar a escova de dente?

(a) A cada 1 mês
(b) A cada 3 meses
(c) A cada 6 meses
(d) Apenas quando a escova estragar

4) Qual a quantidade ideal de creme dental para escovar os dentes?

(a) O suficiente para cobrir toda extensão das cerdas
(b) Até preencher metade das cerdas
(c) Quantidade equivalente a um grão de ervilha
(d) Quanto mais melhor - é a espuma que faz a limpeza

5) Mascar chiclete faz mal para a dentição?

(a) Sim, deve ser evitado como qualquer outro doce
(b) Sim, o chiclete afeta a estrutura da mandíbula
(c) Não, todo chiclete é bom
(d) Depende: alguns chicletes podem fazer bem

RESULTADOS

Pergunta 1: Resposta B. 2 minutos são o suficiente para limpar todas as áreas da boca. Lembre-se de dividir esse tempo por todos os dentes por igual.

Pergunta 2: Resposta A. O fio dental é ótimo para eliminar qualquer vestígio de alimento que a escova não conseguiu acessar. Mas não é necessário passá-lo várias vezes ao dia: uma vez (de preferência antes de dormir) já é suficiente para garantir a saúde da gengiva e dos dentes.

Pergunta 3: Resposta B. A escova de dentes é nossa melhor amiga para uma correta higiene bucal. Mas, para garantir que toda a placa bacteriana seja removida, o ideal é trocar de escova a cada 3 meses. Depois disso, em geral, as cerdas começam a ficar desgastadas e com acúmulo de bactérias.

Pergunta 4: Resposta C. Muito creme dental e espuma não são sinais de boa higiene. Pelo contrário: por conter flúor, ao abusar desse produto podemos manchar os dentes. Por isso, a quantidade equivalente a um grão de ervilha é o suficiente para uma pessoa adulta.

Pergunta 5: Resposta D. Por mais surpreendente que pareça, nem todos os chicletes são prejudiciais à saúde bucal. As opções sem açúcar ou adoçadas com xilitol e com pouco corante podem auxiliar na remoção de alimentos dos dentes e, assim, diminuir a incidência de cáries.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais