Voltar para home page
Saúde

[QUIZ] Seu melhor sorriso: descubra como ter dentes perfeitos com uma boa higiene bucal

Faça o teste abaixo e descubra como ter um sorriso perfeito com alguns hábitos de higiene bucal!

Faça o teste abaixo e descubra como ter um sorriso perfeito com alguns hábitos de higiene bucal!

A beleza de um sorriso tem ligação direta com a saúde bucal. Uma boa risada é o melhor jeito de expressar nossa felicidade para o mundo; e, quando bem dada, é capaz até mesmo de contagiar as pessoas a nossa volta. Mas, e se seus hábitos de higiene bucal estiverem comprometendo a beleza do seu sorriso? Para garantir que isso não aconteça, preparamos um quiz para testar seus conhecimentos e assegurar que nada te impeça de dar boas risadas. Preparado? Vamos lá!

**Respostas no final da matéria**

1) Quanto tempo você deve gastar para escovar os dentes?

(a) 1 minuto
(b) 2 minutos
(c) 3 minutos
(d) quanto mais tempo, melhor

2) Qual a frequência diária mínima de uso do fio dental?

(a) Pelo menos uma vez por dia
(b) Duas vezes por dia
(c) Sempre que for escovar os dentes
(d) Fio dental não é necessário

3) Após quanto tempo é preciso trocar a escova de dente?

(a) A cada 1 mês
(b) A cada 3 meses
(c) A cada 6 meses
(d) Apenas quando a escova estragar

4) Qual a quantidade ideal de creme dental para escovar os dentes?

(a) O suficiente para cobrir toda extensão das cerdas
(b) Até preencher metade das cerdas
(c) Quantidade equivalente a um grão de ervilha
(d) Quanto mais melhor - é a espuma que faz a limpeza

5) Mascar chiclete faz mal para a dentição?

(a) Sim, deve ser evitado como qualquer outro doce
(b) Sim, o chiclete afeta a estrutura da mandíbula
(c) Não, todo chiclete é bom
(d) Depende: alguns chicletes podem fazer bem

RESULTADOS

Pergunta 1: Resposta B. 2 minutos são o suficiente para limpar todas as áreas da boca. Lembre-se de dividir esse tempo por todos os dentes por igual.

Pergunta 2: Resposta A. O fio dental é ótimo para eliminar qualquer vestígio de alimento que a escova não conseguiu acessar. Mas não é necessário passá-lo várias vezes ao dia: uma vez (de preferência antes de dormir) já é suficiente para garantir a saúde da gengiva e dos dentes.

Pergunta 3: Resposta B. A escova de dentes é nossa melhor amiga para uma correta higiene bucal. Mas, para garantir que toda a placa bacteriana seja removida, o ideal é trocar de escova a cada 3 meses. Depois disso, em geral, as cerdas começam a ficar desgastadas e com acúmulo de bactérias.

Pergunta 4: Resposta C. Muito creme dental e espuma não são sinais de boa higiene. Pelo contrário: por conter flúor, ao abusar desse produto podemos manchar os dentes. Por isso, a quantidade equivalente a um grão de ervilha é o suficiente para uma pessoa adulta.

Pergunta 5: Resposta D. Por mais surpreendente que pareça, nem todos os chicletes são prejudiciais à saúde bucal. As opções sem açúcar ou adoçadas com xilitol e com pouco corante podem auxiliar na remoção de alimentos dos dentes e, assim, diminuir a incidência de cáries.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais