7 dicas de saúde masculina para os homens acima da meia idade
A saúde masculina ainda é negligenciada em grande parte do mundo. Alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos e pouca atenção para prevenir doenças: esses hábitos são mais comuns entre o público masculino do que entre as mulheres. Um estudo do Ministério da Saúde, feito em 2016, apontou que cerca de 31% dos homens ainda não costumam visitar um médico para avaliações gerais de saúde. Isso, junto a fatores genéticos e hormonais, explicam a expectativa de vida mais baixa em relação ao público feminino.
Nunca é tarde para mudar hábitos e se preocupar com a saúde. Veja alguns cuidados essenciais, principalmente em homens acima da meia idade, para uma vida mais saudável.
1) Não negligencie o seu coração
Qual o nível de atenção que você está dando ao seu coração? Se a resposta for “pouco”, é hora de repensar essa atitude. O órgão é um dos que merece mais atenção no seu corpo: estima-se que 31,5% das mortes entre a população brasileira são causadas por doenças cardiovasculares, segundo o Ministério da Saúde. A obesidade e hipertensão arterial são os fatores que mais prejudicam o coração – cerca de 52,6% dos homens estão acima do peso ideal.
2) Alimentação equilibrada é sinônimo de saúde
A despreocupação com a saúde no universo masculino inclui a falta de cuidado com a alimentação. Confiantes de que nunca vão adoecer, eles costumam consumir mais mais gorduras, sal, açúcar e alimentos processados. Começar a priorizar uma alimentação saudável ainda na juventude pode prevenir muitas doenças e garantir a qualidade de vida na velhice.
3) Movimente o seu corpo
É comprovado pela ciência que a prática de exercícios físicos previne doenças, melhora a função cardíaca, fortalece os ossos, diminui o estresse e ansiedade e melhora a disposição. Você pode fazer corrida, natação, musculação ou yoga – se não tiver muito tempo, 30 minutos de caminhada já vão te fazer muito bem. Não há restrições de atividades para homens, mas é sempre importante fazer uma avaliação com o seu médico antes de iniciar alguma.
4) Se mantenha hidratado
Apesar de ser algo essencial para a nossa sobrevivência, beber a quantidade de água recomendada – no mínimo 2 litros por dia – é um sacrifício para muitas pessoas. A água faz parte de diferentes processos do organismo, sendo fundamental para regular a temperatura corporal, auxiliar a digestão e melhorar o funcionamento dos rins e a circulação sanguínea. Para não esquecer de beber água, tenha sempre uma garrafa de água próxima de você ou programe alertas no celular.
5) Pare de fumar (ou nem comece)
O tabagismo é uma doença que traz muitos malefícios à saúde. Além de ser responsável por seis milhões de mortes por ano no mundo, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como câncer, problemas cardíacos e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
6) Previna o câncer de próstata com visitas ao urologista
A visita ao urologista é fundamental a partir dos 40 anos para exames de rotina. Essa avaliação é necessária para prevenir o câncer e problemas da próstata. Homens com mais de 50 anos – ou aos 45 quando tiver casos de câncer na família – precisam marcar consultas com o especialista anualmente.
7) Saúde mental também importa
Manter a saúde mental é fundamental em qualquer fase. Assim como cuidar do corpo físico, a atenção ao estado psicológico pode influenciar muito a qualidade de vida. É muito comum que homens ignorem os sinais de transtornos como ansiedade e depressão – o que dificulta os diagnóstico e tratamento. Fique atento a sintomas como estresse contínuo, tristeza, cansaço extremo e falta de disposição para realizar atividades comuns. Buscar ajuda não significa fragilidade!