Escova de dente e celular não combinam: saiba como fazer sua higiene bucal sem pressa

Você faz parte do grupo de pessoas que mexe no celular na hora de escovar os dentes? Saiba que esse comportamento pode comprometer o processo de higiene bucal – e a falta de atenção pode resultar em cáries, tártaro, gengivite. Por isso, nessa hora, deixe o smartphone de lado por alguns minutos e, para garantir uma higienização adequada, confira duas etapas básicas para manter a boca limpa e afastar as chances de doenças bucais.

1 – Antes da higiene bucal

Todo o processo começa na escolha da escova de dente. Há muitos modelos e cores diferentes no mercado, mas, no geral, as cerdas macias são as mais indicadas – as médias e duras são mais adequadas para próteses removíveis. Além disso, a cabeça da escova deve ser pequena, pois permitirá a limpeza de todas as áreas da boca, sem machucar a gengiva.

Os cremes dentais com flúor diminuem a incidência de tártaro e, por isso, são os mais recomendados. O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, colocando uma pequena quantidade de pasta. Ao contrário do que possa parecer, muita espuma não é sinal que o processo de limpeza foi bem-sucedido.

2 – O processo de escovação

Divida a dentição em quatro partes (superior direito e esquerdo e inferior direito e esquerdo) e concentre 30 segundos de limpeza em cada uma delas. O processo completo levará aproximadamente 2 minutos. Para as áreas internas e externas, faça movimentos que vão da gengiva em direção à ponta dos dentes. Os molares (localizados ao fundo da boca) devem ser limpos fazendo um vai e vem com a escova. Ao final, não esqueça da língua: limpe de maneira lenta e suave, de preferência com um limpador específico.

Após enxaguar a boca, é hora do fio dental. Utilize pelo menos uma vez ao dia ou sempre que comer alimentos de difícil limpeza, como pipoca e carne. Em alguns casos o bochecho é indicado, consulte o seu dentista. E pronto, seus dentes estarão limpos e sua boca protegida – sem pressa de voltar às tarefas no celular.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo