Descubra 6 mitos e verdades sobre saúde bucal

Mulher sorrindoPara deixar os dentes brancos ou perfeitos, muitas pessoas acabam seguindo dicas que surgem na internet ou conselhos de familiares sobre saúde bucal. Entretanto, nem sempre essas informações são corretas. Veja alguns mitos e verdades que o seu dentista gostaria que você soubesse.

Dente e gengiva saudável influenciam a saúde geral?

VERDADE – E vice e versa também. Uma infecção de um dente pode provocar uma endocardite (inflamação do coração), e em casos mais graves uma septicemia (infecção grave no sangue). Doenças gengivais podem ser fatores de risco para doenças como diabetes e cardiopatias.

Passar fio dental faz a gengiva sangrar

MITO – Se a gengiva sangra ao passar o fio dental, significa que ela está inflamada. A principal causa de inflamação da gengiva é a placa de bactérias que se forma continuamente sobre os dentes. Portanto, se a gengiva sangra é preciso procurar um dentista para resolver esse problema.

Aparelho ortodôntico pode provocar perda óssea e perda de dentes

VERDADE – Os dentes são movimentados pela reabsorção e nova formação óssea. Se o movimento não for planejado de forma correta, pode ocorrer reabsorção óssea maior que a desejada. Por isso é importante fazer o tratamento com um profissional qualificado.

Passar o fio dental “arranca” restauração

MITO – Se a restauração saiu com o uso do fio dental é por que ela já estava solta, quebrada ou com uma infiltração muito grande. Qualquer que seja o motivo, essa restauração estava em péssimas condições e não deveria mais estar na boca. É necessário fazer uma nova restauração em condições mais adequadas.

Nem tudo que está na internet é de verdade

VERDADE – Hoje, não é difícil manipular imagens e não existe controle sobre o que é falado. Há uma série de histórias vendidas na internet e YouTube que não funcionam. Sempre que aparecer algo infalível, fique atento e pergunte ao seu dentista.

Mau hálito sempre é um problema de estômago

MEIA VERDADE – Pode sim ser um problema de estômago, mas na grande maioria o problema está na boca: placa bacteriana, inflamação da gengiva, cárie, focos de infecção, saburra da língua. Procure seu dentista para avaliar e te ajudar sempre que necessário.

Fonte: Patrícia Izabel Colombo