Quedas em idosos: conheça as causas e saiba como prevenir

Idoso sofrendo quedaAs quedas em idosos são comuns e costumam desencadear problemas mais graves. Segundo o Ministério da Saúde, a fratura de fêmur causada por esse tipo de incidente é as mais comuns em idosos a partir dos 60 anos. O geriatra Gustavo Cassefo, do Grupo Americas, afirma que a situação implica em dores e acaba limitando as atividades, reduzindo a mobilidade e, em alguns casos, tornando o paciente dependente de cuidadores.

Métodos de prevenção de quedas em idosos

Adaptar a casa é uma maneira importante de evitar esses acidentes. Instale barras de sustentação em banheiros e corrimãos onde houver escadas. Além disso, é importante deixar os ambientes bem iluminados e tirar do caminho tudo o que propicie as quedas, como móveis baixos, tapetes escorregadios e objetos espalhados pelo chão.

Para evitar os acidentes fora de casa, invista em calçados antiderrapantes sem cadarços (ou certifique-se de que estejam sempre bem amarrados). Evite caminhar sobre pisos úmidos ou encerados e, se necessário, faça uso de instrumentos de apoio, como bengalas – procurando ajuda profissional para adaptá-los conforme a necessidade. Além de prevenir contra quedas, eles ajudam no equilíbrio do corpo e contribuem para a movimentação mais independente.

Fatores podem aumentar o risco de fratura na terceira idade

Existem muitos aspectos de segurança externos para considerar, mas há também condições de saúde que podem aumentar o risco de quedas na terceira idade. Fique atento:

– Fraqueza muscular
– Declínio cognitivo
– Diabetes
– Artrite ou reumatismo
– Alterações visuais ou posturais

Como o acompanhamento médico pode ajudar?

É importante realizar exames e visitas frequentes ao médico para controle de doenças, como a pressão alta e diabetes, e evitar complicações que propiciem as quedas. Exercícios físicos ou de fisioterapia, por exemplo, podem ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a mobilidade e o equilíbrio.

Outra questão essencial é a melhora da visão. O grau de óculos e lentes deve ser reajustado sempre que necessário. Além disso, o tratamento da osteopenia e osteoporose – doenças que determinam a fraqueza dos ossos – é fundamental na prevenção de fraturas por quedas.

Fonte: Dr. Gustavo Cassefo – Geriatra no Hospital Samaritano São Paulo