Vitamina D: qual a importância do nutriente para a saúde?

Pílula de vitamina DA vitamina D é conhecida por aí como o nutriente que vem da exposição solar. Mas você sabe quais são os benefícios da substância para a nossa saúde? A vitamina D é essencial para a manutenção dos ossos, já que o nutriente participa ativamente do processo de metabolização de cálcio e fósforo no organismo, além de ser fundamental para o crescimento ósseo e para manter a densidade dos ossos em níveis saudáveis. Por outro lado, a vitamina D também auxilia no funcionamento do sistema nervoso e do sistema imune. Entenda abaixo porque o nutriente precisa estar na sua lista de prioridades!

Vitamina D é importante para o tratamento e prevenção de doenças autoimunes

De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Reumatologia, a falta de vitamina D pode ter relação com algumas doenças crônicas. O nutriente atua na regulação do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do corpo e, por isso, baixos níveis da vitamina no organismo podem favorecer o surgimento de doenças como diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR). O estudo afirma que os efeitos da vitamina poderiam ser benéficos tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças autoimunes.

Vitamina D ajuda a prevenir doenças dos ossos

Estudos também apontam que altos níveis de vitamina D podem reduzir em até 30% os riscos de fraturas. As fraturas ósseas são causadas pelo processo de desgaste do tecido ósseo, geralmente provocadas pela osteoporose, e é um problema frequente na terceira idade. Outras pesquisas indicam idosos que suplementavam a vitamina diminuíram o risco de morte em cerca de 9%.

Deficiência de vitamina D pode aumentar os riscos de depressão

A vitamina D em quantidades insuficientes no corpo pode provocar sintomas como ansiedade, falta de concentração e tristeza. A relação do nutriente com a saúde mental pode ser comprovado por meio de um estudo publicado no Journal of Post-Acute and Long-Term Care Medicine. As evidências apontam que as chances de um adulto desenvolver depressão são aumentadas em cerca de 75% em casos de deficiência de vitamina D.

Vitamina D pode ser sintetizada pela exposição solar

Segundo o Ministério da Saúde, 80% das necessidades diárias de vitamina D podem ser obtidas pela exposição solar diária. Vale lembrar que o melhor horário para pegar sol é antes das 10 horas depois das 16 horas, durante cerca de 15 minutos, dessa forma diminui-se os riscos de problemas de pele provocados pelos raios ultravioletas. Os outros 20% são obtidos por meio da alimentação: a vitamina pode ser encontrada em alimentos como ovos, leite, fígado, peixes e outros frutos do mar.

Fonte: Ministério da Saúde