Como se preparar para as festas de fim de ano durante a pandemia?
Já estamos caminhando para virada para 2021. Com isso, as festas de fim de ano estão cada vez mais próximas. No entanto, o mundo ainda enfrenta a pandemia do coronavírus: ao que tudo indica, as festas de fim de ano não poderão ser como estamos acostumados, já que as principais recomendações das autoridades de saúde é manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Mas como se preparar para as confraternizações nessa nova realidade? É possível se reunir com a família tomando os cuidados necessários? Veja abaixo quais são as recomendações!
O que considerar na hora de organizar a reunião familiar no natal ou ano novo?
A primeira coisa que deve ser pensada ao organizar as festas de fim de ano é o número de pessoas. Pense em uma quantidade de convidados que seja possível manter o distanciamento, priorizando os familiares mais próximos, como pais, irmãos e sobrinhos. Quanto mais pessoas se juntarem na reunião familiar, maior o risco de contaminação. Por isso, tenha bom senso na hora de determinar o número de convidados.
É muito importante que o espaço da festa seja aberto, arejado e com renovação de ar. Pessoas do grupo de risco, como os idosos devem ter um cuidado especial – ou seja, devem ficar com máscara e mais afastados dos demais. Lembre-se que as crianças que já voltaram às aulas presenciais representam um risco maior de transmissão. Por mais que seja difícil, evite os contatos de toque. Beijos, abraços e apertos de mão devem ser evitados. Assim como o número de convidados, é recomendado que a duração da reunião seja reduzida.
Mesmo dentro de casa, não deixe de tomar os devidos cuidados
O fato de estar em casa ou com familiares pode trazer uma falsa sensação de segurança que pode fazer com que deixemos de tomar os devidos cuidados que a nova realidade exige. Não deixe usar máscara perto das pessoas que não convivem com você na mesma casa. A higienização correta das mãos deve ser estimulada, por isso, deixe álcool gel 70% disponível para os convidados. Peça que eles retirem os calçados antes de entrarem na casa e os direcione para que lavem as mãos com água e sabão. Além disso, separe copos e talheres para cada um.
Fique atento aos sinais da covid-19
É muito importante que não se menospreze os sintomas da Covid-19. Caso esteja com tosse, dor de garganta e dor de cabeça, recuse os convites e não compareça a nenhum evento. A mesma orientação serve para seus contatos diretos: não aceite a presença de pessoas que estejam com qualquer sinal da doença. Mesmo que a pessoa possua alguma alergia, não é possível saber se os sintomas são apenas de uma crise alérgica ou da infecção pelo coronavírus. Não arrisque! Febre, indisposição e mal-estar geral também podem ser indícios da doença. Nestes casos, fique em isolamento em casa e busque orientação médica.