Médico de família e adolescência: conheça os benefícios dessa combinação
O médico de família pode ser um apoio importante no período da adolescência. Entre tantos momentos da vida, essa é uma fase singular, recheada de fortes emoções e questionamentos sobre presente e futuro. É o período onde a personalidade se desenvolve intensamente e o corpo passa por muitas mudanças.
Para garantir que essa fase será vivida da melhor maneira, o apoio e compreensão dos pais é essencial – no dia a dia, são eles que podem orientar e servir de exemplo para o adolescente. Mas, com tantas transformações hormonais e físicas, o acompanhamento médico é um outro grande aliado.
Saúde na adolescência: qual a importância?
O principal é que um atendimento clínico pode responder questionamentos e guiar o jovem paciente sobre sua saúde – apontando o que é normal para a idade e o que deve ser investigado com mais calma.
Para ressaltar ainda mais a importância de um desenvolvimento acompanhado, é válido destacar que os cuidados com o corpo feitos nessa fase poderão influenciar o bem-estar ao longo de toda vida. Por exemplo: adolescentes que são fisicamente ativos têm menos chances de serem adultos sedentários.
Medicina de família e o atendimento multidisciplinar
A hebiatria é a especialidade dedicada à adolescência – por meio do acompanhamento periódico e de consultas pontuais, as principais questões que envolvem essa etapa são trabalhadas. Mas, conforme o jovem amadurece, podem surgir outras necessidades da vida adulta – e a continuidade de uma boa relação com um profissional de confiança pode ser realizada com um médico de família.
Ele é o profissional multidisciplinar, que acompanha as pessoas ao longo de toda a vida. No caso dos adolescentes, o profissional pode considerar tanto as questões hormonais e mesmo sexuais (inclusive orientando sobre DSTs e gravidez precoce) quanto ortopédicas, de alimentação e saúde mental.
Esse especialista, mais do que formado para lidar com as doenças, é focado nos indivíduos enquanto seres humanos com contextos e complexidades únicas. Ele se preocupa, então, em conhecer e acompanhar cada um dos seus consultados, atuando desde a prevenção até o tratamento em todas as idades.
Como é a consulta com o médico de família?
Ao se consultar com um médico de família, o adolescente irá compartilhar seu histórico e questionamentos e será orientado para as necessidades que seu corpo demanda. Serão evitados quaisquer tipos de procedimentos ou intervenções que não sejam indicados para o jovem ou que tragam riscos elevados.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida, garantir a manutenção da saúde e cuidar de possíveis doenças. E, caso seja necessário, o médico irá encaminhar o paciente para outro especialista que fará um atendimento em conjunto.