Gengiva inflamada: como cuidar e evitar esse tipo de problema?

Gengiva inflamadaA gengiva inflamada é mais comum do que parece: as doenças periodontais são problemas inflamatórios crônicos, de origem infecciosa, e que atacam a região. As duas principais são a gengivite e a periodontite – a primeira, caracterizada pelo sangramento na gengiva, e a segunda, uma progressão da gengivite em que pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

Os principais sintomas da gengivite são a coloração avermelhada da região: a gengiva inchada, sensível e com presença de sangramento. Caso não seja tratada corretamente, essa condição pode evoluir até a perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso) – o que chamamos de periodontite.
Nesse caso, o tratamento precisa começar o quanto antes – ou o paciente pode chegar à perda dos dentes.

Como funciona o tratamento da gengiva inflamada?

Um dos principais fatores que causam essas condições é o acúmulo de placa bacteriana, conhecida como tártaro. Logo, o primeiro passo é eliminar essa camada dos dentes, fazendo uma boa higiene com uso do fio dental.
Além disso, a visita ao periodontista é imprescindível. Ele será capaz de avaliar o problema e indicar qualquer outro procedimento necessário.

Como prevenir as doenças na gengiva?

A melhor maneira de prevenir o aparecimento dessas doenças é escovar muito bem os dentes, três vezes por dia ou após cada refeição, e utilizar o fio dental. Esses cuidados com a higiene bucal são fundamentais também para manter os resultados obtidos no tratamento periodontal.