Raios UV: entenda os cuidados com os olhos para não danificar a visão
Os tão esperados dias de sol já estão chegando, mas para que a diversão seja completa, alguns cuidados com os olhos são necessários. O uso de óculos com proteção solar, tanto para adultos quanto crianças, é fundamental. Segundo o oftalmologista Hallim Feres Neto, apesar de a luz solar ser benéfica e necessária, a exposição excessiva aos raios UV pode causar problemas oculares como catarata, degeneração macular relacionada à idade, pterígio e ceratite.
Cuidados com a visão: como escolher o óculos adequado?
Quem já faz uso de óculos não consegue identificar apenas a olho nu se há proteção na lente. Para evitar dúvidas e problemas oculares, escolha estabelecimentos de confiança na hora de fazer seus óculos – sejam eles de sol ou de grau. Além disso, existem alguns incômodos que podem indicar a falta de proteção UV adequada, como dor de cabeça, ardência nos olhos e sensibilidade à luz. É importante ficar atento a esses desconfortos e procurar um oftalmologista.
Cuidados com os olhos das crianças
A proteção solar deve ser redobrada com as crianças, já que sua estrutura ocular é mais sensível e o cristalino, mais transparente que o dos adultos. Essa sensibilidade facilita a radiação na área interna dos olhos e pode causar danos de maior proporção. Por isso, vale investir em óculos de grau e de sol com proteção UV também para crianças. Os bebês ainda não têm formação completa da estrutura do nariz e das orelhas, impossibilitando a sustentação correta dos óculos. Nesses casos, o melhor acessório para proteção é o chapéu com aba que cubra os olhos.
Diferença entre UVA e UVB
A principal distinção entre os raios solares é a profundidade com que penetram na região dos olhos. Enquanto os raios UVB chegam até a córnea e o cristalino – podendo danificá-los -, os raios UVA penetram ainda mais profundamente, podendo gerar alterações na visão central, como a degeneração da mácula. Ainda que em menor proporção, esses raios solares também causam danos em dias nublados. Por isso, não deixe para proteger seus olhos apenas em dias ensolarados. Esse cuidado deve se estender por todo o ano.
Fonte: Dr. Hallim Feres Neto