Sensibilidade nos dentes: descubra as causas do problema e os principais sintomas
A sensibilidade nos dentes é o problema que mais afeta a saúde bucal dos brasileiros – superando até mesmo a cárie. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), a hipersensibilidade prevalece em adultos entre 20 e 40 anos de idade, afetando principalmente as mulheres. A sensibilidade não é considerada uma doença, mas a dor nos dentes causada pelo problema costuma ser muito aguda e pode comprometer o bem-estar de quem passa por isso. Para entender melhor os cuidados e tratamentos para dentes sensíveis, veja o infográfico abaixo que o Cuidados Mil preparou para você!
Caso você possua deficiência visual, confira o conteúdo transcrito/acessível:
Dentes sensíveis: alguns hábitos podem aumentar as dores
A sensibilidade dentária é um desconforto causado pela exposição da dentina – região interna dos dentes que fica em contato com os nervos. Essa camada é protegida pela gengiva e pelo esmalte. Alguns hábitos do dia a dia, que são prejudiciais à saúde bucal, podem provocar o desgaste dessas proteções e causar uma dor aguda. As causas mais comuns são:
● Escovar os dentes com força;
● Consumir muitos alimentos e bebidas ácidas;
● Pouca higiene bucal;
● Ranger os dentes à noite ou durante o dia (bruxismo).
Quando a sensibilidade dentária se manifesta?
Ao desenvolver a sensibilidade nos dentes, o principal sintoma é uma dor aguda e breve, gerada nas seguintes situações:
● Ingerir alimentos e bebidas muito gelados ou quentes;
● Consumir bebidas ou alimentos muito doces ou azedos;
● Escovar os dentes;
● Inspirar ar frio.
Caso você esteja sentindo algum dos sintomas, procure um dentista para confirmar o diagnóstico. O tratamento começa com a identificação das causa da sensibilidade dentária, seguida por mudanças na rotina de higiene bucal e indicação de produtos específicos para aliviar o desconforto.
Fonte: Patrícia Izabel Colombo