Tempo seco: veja dicas para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar

Umidificador de ar

O tempo seco é um período que requer bastante atenção. Mais comum entre os meses de julho a outubro, a baixa umidade do ar pode causar alguns incômodos. Além de diminuir consideravelmente a qualidade do ar, o tempo seco provoca ressecamento do nariz (em alguns casos pode ocorrer até sangramento), irritação nos olhos, garganta seca e até dificuldade para respirar. Pessoas que já têm problemas respiratórios, como rinite, asma e bronquite, podem observar piora no quadro durante esse período. Alguns cuidados na rotina ajudam a reduzir os efeitos da baixa umidade. Veja 4 dicas abaixo!

1) Deixe o ar da sua casa mais úmido

Nos dias muito secos, é importante buscar formas de deixar os ambientes mais úmidos. Os umidificadores, aparelhos que liberam minúsculas gotas de água no ar, são ótimos para isso, mas existem outras formas de aliviar o desconforto. Especialistas indicam colocar uma bacia de água ou uma toalha molhada no ambiente, principalmente na hora de dormir. É bom evitar o uso de ar condicionado no período, pois a tendência é que ele deixe o clima mais seco ainda.

2) Mantenha o seu corpo bem hidratado

O cuidado com a hidratação do corpo deve ser redobrado quando o tempo estiver mais seco. Tomar bastante água é a principal recomendação e, inclusive, pode ajudar a aliviar incômodos como a garganta seca. Sucos naturais de frutas e água de coco também são opções indicadas. É importante beber pelo menos 2 litros de água por dia, mas essa quantidade varia para mais ou menos de acordo com o seu peso corporal. A baixa umidade do ar também pode deixar a pele e lábios ressecados, então invista em hidratações mais frequentes nessas áreas do corpo.

3) Olhos e nariz precisam de cuidados

O tempo seco costuma deixar os olhos irritados e mais ressecados. Além do desconforto causado, a baixa umidade deixa os olhos mais expostos a infecções, como a conjuntivite, ou outras alergias. No período, é importante utilizar lubrificantes oculares, colírios que ajudam a manter os olhos hidratados. O nariz é outra área que pode sofrer bastante com a baixa umidade do ar. Ressecamento e coceira são os problemas mais comuns, mas também pode haver sangramento nasal quando a secura é mais intensa. Uma dica é lavar as narinas com soro fisiológico.

4) Redobre a atenção com a limpeza da casa

Para aliviar os efeitos do tempo seco, mantenha a limpeza do ambiente sempre em dia. Isso porque a poeira pode agravar os sintomas, principalmente se um dos moradores tiver problemas respiratórios. Nesses casos, o ambiente precisa ser bem arejado e com boa iluminação natural. Evite tapetes e mantas no período – ou lave-as com mais frequência. As cortinas, estofados e colchões também precisam de higienização regular.