Tratamento do câncer e alimentação: veja os cuidados nutricionais mais importantes
É consenso entre médicos que uma alimentação saudável contribui para o funcionamento do organismo, mas você sabe quais cuidados são necessários durante o tratamento do câncer? A desnutrição é uma das complicações mais comuns nesse grupo de pacientes, causada pela falta de apetite decorrente de efeitos colaterais do tratamento.
As dietas mirabolantes e alimentos considerados milagrosos – que, além de ineficazes, podem trazer problemas para pessoas em tratamento contra o câncer – devem ser evitados. Por isso, as visitas ao nutricionista são essenciais para que o profissional avalie o caso de forma individual e defina, junto com o paciente, uma nova rotina alimentar.
Confira outras informações que o Cuidados Mil obteve com a Dra. Tércia Tarciane Soares.
Carboidratos e proteínas são aliados no tratamento contra câncer
A principal função do carboidrato é gerar energia para as células por meio da glicose. Por isso, é indicado manter esse nutriente da dieta. Em vez disso, substitua alimentos ultraprocessados e com muito açúcar, como bolos e macarrão instantâneo, por cereais, grãos e mesmo verduras frescas.
A proteína também é benéfica ao organismo – e uma importante aliada contra a perda muscular. Dê preferência a alimentos como feijões, grão de bico, castanhas e ervilhas. Também é importante limitar o consumo de carne vermelha (cozida) para 500 gramas semanais e evitar embutidos como presunto, salsicha e salame.
Quais alimentos devem ser reduzidos ou evitados durante o tratamento?
É importante controlar bastante a quantidade de gorduras, açúcar e sal – inclusive aquele adicionado na hora da refeição, com o saleiro sobre a mesa. Faz bem ao organismo evitar o consumo de alimentos com alto teor calórico e poucos nutrientes, como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e frituras.
Alimentação para pacientes com câncer: dicas para a aquisição e preparo
Os alimentos in natura são sempre bem-vindos. Procure comprar frutas, verduras e outros ingredientes em estabelecimentos comerciais menores. Ao usar molhos de tomate, substitua o enlatado e utilize a própria fruta batida. Outra dica: ao adquirir frutas, prioriza aquelas da época, que cresceram com menos defensivos. Confira quais são as mais comuns em cada estação:
Primavera: Pêssego, morango, banana, caju, melão e laranja;
Verão: Abacate, melão, pera, uva, manga, maracujá e abacaxi;
Outono: Limão, melancia, tangerina, jaca, laranja e caqui;
Inverno: Laranja, pera, morango, tangerina, limão e banana.
Fontes: Dra. Tércia Tarciana