Veja algumas dicas de como tornar a casa mais segura para idosos
A melhor idade vem acompanhada de certas limitações que devem ser supridas não só com mudanças de hábitos, mas também com a adaptação da própria casa. É claro que nem todo idoso é dependente de cuidados, no entanto, a segurança em casa para a terceira idade é muito importante, visto que, as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Por isso, evitar acidentes domésticos fazendo adaptações na casa para torná-la mais segura para os idosos é algo extremamente recomendado. Separamos algumas dicas para promover mais proteção aos idosos dentro de casa.
Promova a segurança na locomoção do idoso em casa
Para evitar quedas e permitir que os idosos se locomovam pela casa com segurança, algumas mudanças e adaptações serão bem-vindas. O ideal é que a casa disponha de um ambiente amplo e qualquer obstáculo que possa causar quedas deve ser retirado. Mesinhas de centro, cadeiras e outros móveis e objetos não devem estar no meio do caminho. É comum que em um cômodo com aparelhos eletrônicos, alguns fios fiquem espalhados pelo chão, mas para que o idoso não se enrosque neles e acabe tropeçando, é recomendado que os fios sejam fixados na parede.
O uso de tapetes deve ser evitado ao máximo e, caso seja indispensável, o tapete deve ser antiderrapante para evitar acidentes. Colocar um corrimão em todas as paredes que levam aos cômodos da casa também será benéfico para a locomoção, principalmente se o idoso já tiver algum problema de locomoção.
Adaptar o banheiro para a pessoa idosa é uma medida importante
O banheiro também é um local importante da casa que deve ser adaptado para manter a segurança dos idosos. Essa é uma das áreas com mais riscos, principalmente porque os azulejos lisos e molhados podem resultar em quedas graves até para os mais novos. Para prevenir acidentes com os idosos, é necessário colocar tapetes de borracha fixados no chão para evitar quedas. Colocar barras de apoio na parte de dentro do box, ao lado da pia e do vaso sanitário também são ótimas maneiras de dar mais comodidade para os idosos no banheiro. Outra mudança positiva é adaptar o assento do vaso sanitário, deixando na altura entre 43 e 45 cm, para facilitar o ato de sentar e levantar.
Mantenha as escadas seguras para os idosos
As escadas podem ser muito perigosas para quem não possui a mesma resistência e coordenação motora de antes, por isso, assegurar a segurança do idoso nesse local é indispensável. É importante que sejam implantados sinalizadores nos degraus para facilitar a visualização e que tenha um corrimão de apoio. O ideal é que todo degrau também possua fita antiderrapante e que o local da escada fique bem iluminado, assim como qualquer outro ambiente da casa.
Invista em móveis adequados para idosos
Opte sempre por mesas e demais móveis que tenham cantos arredondados para evitar lesões por atrito. A pele dos idosos é mais sensível, por isso, caso não tenha como trocar o móvel, coloque proteções nas partes pontiagudas. Outro ponto importante é que os móveis estejam sempre bem alocados e fixos no chão, caso o idoso necessite se apoiar neles. Certifique-se que as portas tenham uma largura mínima de 80 cm para que a passagem com andadores ou cadeiras de rodas seja fácil. A maçaneta deve ter a forma de alavanca, para evitar dificuldade para abrir a porta.
O ideal é que todos os móveis tenham a altura adequada para facilitar o sentar e o levantar. Opte sempre por cadeiras e poltronas com braço para oferecer um apoio maior. Uma mesa de cabeceira é importante para apoiar objetos e o ideal é ter sempre um telefone por perto contendo os números de emergência para facilitar o acesso em caso de acidentes.