Wearables: como essa tecnologia já está ajudando a prevenir doenças
Um aparelho pequeno, que cabe no seu bolso ou na palma da sua mão que possa ajudá-lo a ter uma vida mais saudável, parece impossível? Com o avanço da tecnologia, não é mais! Novidades futuristas têm ajudado cada vez mais na saúde das pessoas e, entre elas, estão os wearables. Acompanhe a matéria do Cuidados Mil e entenda como essa tecnologia está ajudando a prevenir doenças pelo mundo!
O que são wearables?
Em inglês, o conceito de wearable significa, literalmente, “vestível” ou “que pode ser vestido”. No Brasil, são chamados também de “tecnologia vestível”, tratando-se de dispositivos inteligentes que o usuário pode vestir e usar como um acessório. O potencial dessas tecnologias – que podem ser desenvolvidas tanto na área do consumo quanto na área de saúde – é virtualmente infinito.
Hoje em dia, quais são os wearables disponíveis no mercado?
Pense em uma pulseira que permita analisar a qualidade do seu sono, além dos hábitos sobre exercícios e perda de peso. Hoje em dia, alguns wearables já permitem essa realidade. Outros, por exemplo, conseguem calcular os efeitos da cafeína no seu organismo em particular: você toma uma xícara de café e pode acompanhar em tempo real o impacto desse hábito no seu corpo.
Além disso, já existem roupas inteligentes que podem monitorar seus movimentos, batimentos cardíacos, respiração e outros sinais vitais, e enviar essas informações ao mesmo tempo para computadores e smartphones. Apesar de estarem um pouco mais distantes do mercado no Brasil, essas tecnologias são eficazes na prevenção de algumas doenças.
Quais são os benefícios dos wearables para os usuários?
Uma das maiores vantagens dos wearables é o incentivo à prática de atividades físicas. Praticar exercícios tende a se tornar costume com o uso dos dispositivos vestíveis. Obter informações interessantes sobre a sua caminhada, pedalada ou outro exercício, ajuda a calcular seu desempenho e os benefícios dessa atividade.
No entanto, é importante lembrar que a tecnologia vestível não deve substituir uma consulta com um profissional de saúde. Os wearables chegaram para ajudar a controlar alguns índices diariamente, de forma a evitar doenças ou diminuir a frequência das idas à emergência.