Voltar para home page
Bem-estar

6 atividades para distrair as crianças em casa

Explore seu lado criativo para vivenciar o isolamento junto com as crianças!

Explore seu lado criativo para vivenciar o isolamento junto com as crianças!

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de toda a família, incluindo as crianças. A rotina escolar, socialização e até mesmo a interação com os filhos precisou ser repensada para se adequar à nova realidade. As crianças também sentem várias emoções causadas pelo isolamento, como angústia ou ansiedade. Como lidar com tanta energia acumulada dentro de uma casa ou de um apartamento? Para distrair e aproveitar o tempo dos pequenos, listamos 6 sugestões de atividades para serem feitas junto com as crianças e proporcionar a diversão em família mesmo com o isolamento social.

1) Caça ao tesouro

Esse é um grande clássico dos dias de chuva - e pode ser uma ótima alternativa para quem está confinado com os pequenos em casa. Para formar o tesouro, não é necessário muito: guloseimas, brinquedos ou até mesmo brindes feitos em casa servem. A graça é estimular a brincadeira do “tá quente, tá frio” e ser bastante criativo nos esconderijos. A atividade incentiva os pequenos a pensarem e pode ser repetida várias vezes.

2) Cabaninha

Montar um acampamento dentro de casa ou no quintal pode ser bem acolhedor para as crianças durante o isolamento. A brincadeira também é um modo de se aproximar dos pequenos. Incentive as crianças a participarem de todas as etapas, desde a escolha do lugar na casa até a montagem da cabaninha, que pode ser feita com lençóis apoiados nos móveis. Para deixar o clima mais aconchegante ainda, coloque luzinhas e muitas almofadas dentro da cabana. Faça da brincadeira um momento para contar histórias clássicas.

3) Piquenique na sala

Uma outra forma de entreter as crianças durante a quarentena é fazer um piquenique em casa. Escolha um local com muita luminosidade, como o quintal, varanda ou sala e prepare o piquenique no fim da tarde. Estenda uma toalha no chão, coloque algumas almofadas e, para acompanhar, faça lanches práticos: salada de frutas, snacks caseiros, sucos naturais, bolos saudáveis e sanduíches. O importante é a experiência de um piquenique no parque, só dentro de casa.

4) Mini chef de cozinha

Dependendo da idade do seu pequeno, cozinhar com ele pode ser incrivelmente divertido! Procure receitas fáceis e leves - bolos e doces sempre fazem sucesso entre as crianças - e tirem um dia para cozinharem juntos. As crianças, além de se divertirem, ganham senso de responsabilidade e se sentem pertencentes e capazes ao saber que conseguem fazer o próprio alimento (além de render boas risadas!).

5) Contar histórias

As histórias jamais devem ser subestimadas: se forem contadas da maneira certa, podem levar as crianças a viajarem para lugares muito mais distantes do que a sala de estar ou o quarto. Pode ser uma história inventada, passada de pai para filho ou até mesmo a leitura de um livro, não importa! Ela sempre vai ser uma ótima oportunidade de educar, incentivar, viajar e entreter as crianças de forma lúdica.

6) Teatro de fantoches

Outra forma lúdica de entreter as crianças na quarentena é montando um teatro de fantoches. Os bonecos podem ser feitos usando feltro e até mesmo roupas que não servem mais, enquanto o palco pode ser uma caixa de papelão devidamente pintada e decorada. As crianças podem participar da confecção dos fantoches e até mesmo da criação da peça. Primeiro, deixe eles como espectadores e, em seguida, os incentive a assumir a posição de ator ou atriz também.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais