6 atividades para distrair as crianças em casa

Atividades de crianças

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de toda a família, incluindo as crianças. A rotina escolar, socialização e até mesmo a interação com os filhos precisou ser repensada para se adequar à nova realidade. As crianças também sentem várias emoções causadas pelo isolamento, como angústia ou ansiedade. Como lidar com tanta energia acumulada dentro de uma casa ou de um apartamento? Para distrair e aproveitar o tempo dos pequenos, listamos 6 sugestões de atividades para serem feitas junto com as crianças e proporcionar a diversão em família mesmo com o isolamento social.

1) Caça ao tesouro

Esse é um grande clássico dos dias de chuva – e pode ser uma ótima alternativa para quem está confinado com os pequenos em casa. Para formar o tesouro, não é necessário muito: guloseimas, brinquedos ou até mesmo brindes feitos em casa servem. A graça é estimular a brincadeira do “tá quente, tá frio” e ser bastante criativo nos esconderijos. A atividade incentiva os pequenos a pensarem e pode ser repetida várias vezes.

2) Cabaninha

Montar um acampamento dentro de casa ou no quintal pode ser bem acolhedor para as crianças durante o isolamento. A brincadeira também é um modo de se aproximar dos pequenos. Incentive as crianças a participarem de todas as etapas, desde a escolha do lugar na casa até a montagem da cabaninha, que pode ser feita com lençóis apoiados nos móveis. Para deixar o clima mais aconchegante ainda, coloque luzinhas e muitas almofadas dentro da cabana. Faça da brincadeira um momento para contar histórias clássicas.

3) Piquenique na sala

Uma outra forma de entreter as crianças durante a quarentena é fazer um piquenique em casa. Escolha um local com muita luminosidade, como o quintal, varanda ou sala e prepare o piquenique no fim da tarde. Estenda uma toalha no chão, coloque algumas almofadas e, para acompanhar, faça lanches práticos: salada de frutas, snacks caseiros, sucos naturais, bolos saudáveis e sanduíches. O importante é a experiência de um piquenique no parque, só dentro de casa.

4) Mini chef de cozinha

Dependendo da idade do seu pequeno, cozinhar com ele pode ser incrivelmente divertido! Procure receitas fáceis e leves – bolos e doces sempre fazem sucesso entre as crianças – e tirem um dia para cozinharem juntos. As crianças, além de se divertirem, ganham senso de responsabilidade e se sentem pertencentes e capazes ao saber que conseguem fazer o próprio alimento (além de render boas risadas!).

5) Contar histórias

As histórias jamais devem ser subestimadas: se forem contadas da maneira certa, podem levar as crianças a viajarem para lugares muito mais distantes do que a sala de estar ou o quarto. Pode ser uma história inventada, passada de pai para filho ou até mesmo a leitura de um livro, não importa! Ela sempre vai ser uma ótima oportunidade de educar, incentivar, viajar e entreter as crianças de forma lúdica.

6) Teatro de fantoches

Outra forma lúdica de entreter as crianças na quarentena é montando um teatro de fantoches. Os bonecos podem ser feitos usando feltro e até mesmo roupas que não servem mais, enquanto o palco pode ser uma caixa de papelão devidamente pintada e decorada. As crianças podem participar da confecção dos fantoches e até mesmo da criação da peça. Primeiro, deixe eles como espectadores e, em seguida, os incentive a assumir a posição de ator ou atriz também.