Voltar para home page
Bem-estar

6 atividades para distrair as crianças em casa

Explore seu lado criativo para vivenciar o isolamento junto com as crianças!

Explore seu lado criativo para vivenciar o isolamento junto com as crianças!

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de toda a família, incluindo as crianças. A rotina escolar, socialização e até mesmo a interação com os filhos precisou ser repensada para se adequar à nova realidade. As crianças também sentem várias emoções causadas pelo isolamento, como angústia ou ansiedade. Como lidar com tanta energia acumulada dentro de uma casa ou de um apartamento? Para distrair e aproveitar o tempo dos pequenos, listamos 6 sugestões de atividades para serem feitas junto com as crianças e proporcionar a diversão em família mesmo com o isolamento social.

1) Caça ao tesouro

Esse é um grande clássico dos dias de chuva - e pode ser uma ótima alternativa para quem está confinado com os pequenos em casa. Para formar o tesouro, não é necessário muito: guloseimas, brinquedos ou até mesmo brindes feitos em casa servem. A graça é estimular a brincadeira do “tá quente, tá frio” e ser bastante criativo nos esconderijos. A atividade incentiva os pequenos a pensarem e pode ser repetida várias vezes.

2) Cabaninha

Montar um acampamento dentro de casa ou no quintal pode ser bem acolhedor para as crianças durante o isolamento. A brincadeira também é um modo de se aproximar dos pequenos. Incentive as crianças a participarem de todas as etapas, desde a escolha do lugar na casa até a montagem da cabaninha, que pode ser feita com lençóis apoiados nos móveis. Para deixar o clima mais aconchegante ainda, coloque luzinhas e muitas almofadas dentro da cabana. Faça da brincadeira um momento para contar histórias clássicas.

3) Piquenique na sala

Uma outra forma de entreter as crianças durante a quarentena é fazer um piquenique em casa. Escolha um local com muita luminosidade, como o quintal, varanda ou sala e prepare o piquenique no fim da tarde. Estenda uma toalha no chão, coloque algumas almofadas e, para acompanhar, faça lanches práticos: salada de frutas, snacks caseiros, sucos naturais, bolos saudáveis e sanduíches. O importante é a experiência de um piquenique no parque, só dentro de casa.

4) Mini chef de cozinha

Dependendo da idade do seu pequeno, cozinhar com ele pode ser incrivelmente divertido! Procure receitas fáceis e leves - bolos e doces sempre fazem sucesso entre as crianças - e tirem um dia para cozinharem juntos. As crianças, além de se divertirem, ganham senso de responsabilidade e se sentem pertencentes e capazes ao saber que conseguem fazer o próprio alimento (além de render boas risadas!).

5) Contar histórias

As histórias jamais devem ser subestimadas: se forem contadas da maneira certa, podem levar as crianças a viajarem para lugares muito mais distantes do que a sala de estar ou o quarto. Pode ser uma história inventada, passada de pai para filho ou até mesmo a leitura de um livro, não importa! Ela sempre vai ser uma ótima oportunidade de educar, incentivar, viajar e entreter as crianças de forma lúdica.

6) Teatro de fantoches

Outra forma lúdica de entreter as crianças na quarentena é montando um teatro de fantoches. Os bonecos podem ser feitos usando feltro e até mesmo roupas que não servem mais, enquanto o palco pode ser uma caixa de papelão devidamente pintada e decorada. As crianças podem participar da confecção dos fantoches e até mesmo da criação da peça. Primeiro, deixe eles como espectadores e, em seguida, os incentive a assumir a posição de ator ou atriz também.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais