Voltar para home page
Bem-estar

Ciclo do sono: quais são os estágios e como funciona cada um? [Infográfico]

Você sabia que o nosso sono é dividido em várias fases? São quatro estágios que vão se alternando ao longo da noite. O chamado ciclo do sono começa a partir do momento em que a pessoa adormece e vai progredindo até alcançar um estado mais profundo chamado REM (em português, movimentos rápidos dos olhos). Geralmente, um adulto experimenta 4 a 5 ciclos durante a noite - o primeiro tem uma duração média de 90 minutos - até atingir as 8h necessárias. O sono é um momento que envolve complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais, segundo o Instituto do Sono, e ativa vários pontos do sistema nervoso central, com variações na atividade cerebral e capacidade de reparação corporal. Para você entender melhor, o Cuidados Mil preparou um infográfico explicando o ciclo do sono. Confira!

Entenda o Ciclo do Sono!

Entenda o Ciclo do Sono!

Fase 1: adormecimento

A fase 1 do ciclo faz parte do sono leve e começa no momento que o corpo adormece. A mente começa o processo de desacelerar, mas ainda nem se adaptou direito. Por isso, é mais fácil despertar com pequenos movimentos e barulhos. Dura cerca de 10 minutos. Nessa fase, a pessoa costuma nem perceber que está dormindo e pode ocorrer aquela sensação de que está caindo.

Fase 2: sono leve

Na 2ª fase do ciclo do sono, o corpo já está relaxado e começa a se preparar para o sono profundo, diminuindo as atividades cerebrais e corporais. A mente, no entanto, ainda está atenta e pode despertar com barulhos e movimentos na casa. Essa fase dura cerca de 20 minutos. Estudos acreditam que é nesse estágio que ocorre a consolidação da memória a longo prazo.

Fase 3: sono profundo

O sono profundo caracteriza a 3ª fase do ciclo: aqui, é muito mais difícil de despertar. Os músculos atingem o relaxamento total, assim como a pressão arterial, a respiração e a temperatura corporal diminuem. É nesse estágio que ocorre uma reparação corporal mais intensa, com produção de hormônios do crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e tecidos. Como a mente está muito relaxada, o indivíduo não sonha nessa fase.

Fase 4: sono REM

A 4ª fase do ciclo do sono é a chamada REM. Além dos sonhos, nesse estágio o corpo experimenta diferentes respostas fisiológicas e neurológicas que se assemelham aos comportamentos de quando estamos acordados. A duração é de 10 minutos, mas esse tempo pode aumentar nos ciclos seguintes, chegando a 20 ou 30 minutos. É na fase REM que a renovação cerebral atinge seu auge e o corpo finalmente relaxa. No entanto, alguns distúrbios, como o sonambulismo, podem aparecer. Geralmente, o sono REM começa cerca de 90 minutos depois de adormecer.

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais