Voltar para home page
Saúde

Cirurgia de catarata é rápida e também pode corrigir o grau dos olhos

A cirurgia de catarata é rápida e muito segura para o paciente

A cirurgia de catarata é rápida e muito segura para o paciente

Diferente das operações complexas e demoradas que algumas vezes são necessárias, a cirurgia de catarata é rápida, segura e traz benefícios além da resolução do problema - pois também pode corrigir grau. Conforme explicação do Dr. Hallim Feres Neto, oftalmologista da clínica Lotten Eyes, a catarata é uma opacidade que atinge a lente natural do olho, o chamado cristalino. E apesar de muito comum a partir dos 60 anos, a doença pode afetar pessoas de qualquer faixa etária.

Catarata: sintomas e progressão da doença

Quando lesionado pela catarata, o cristalino perde seu aspecto claro e transparente, levando o paciente a sofrer com alterações de cores e redução da capacidade visual. “Em casos mais graves, a catarata é capaz de causar cegueira - mas essa é uma condição pode ser revertida com o procedimento cirúrgico”, afirma Neto.

É possível que o oftalmologista solicite alguns exames antes da cirurgia. Os principais são para análise da acuidade visual, pressão intraocular, ultrassonografia do globo e topografia da córnea. Dependendo do histórico familiar do paciente, também podem ser necessários exames de sangue e avaliações cardiológicas.

Cirurgia de catarata: como é feita?

Conforme o avanço da tecnologia, os métodos cirúrgicos para remoção da catarata passaram por inovações. Atualmente, os profissionais combinam o uso de lasers com a facoemulsificação, que já era utilizada antigamente. A cirurgia leva cerca de 20 minutos e o paciente pode ser sedado, além de receber anestesia local com colírios e anestésicos intraoculares.

“Basicamente, são realizadas incisões menores que 3,5mm para a retirada da catarata”, explica o especialista. Após essa remoção, é implementada uma lente intraocular que pode ser monofocal ou multifocal, dependendo de cada paciente (análise feita pelo cirurgião). Por ser um procedimento simples e rápido, não é necessária internação.

Recuperação de cirurgia de catarata precisa de cuidados

Segundo Neto, é importante que o paciente não realize esforços físicos nos primeiros dias após o procedimento. Movimentos bruscos, como baixar e levantar a cabeça rapidamente também devem ser evitados, assim como a aplicação de maquiagem e outros produtos informados pelo médico. A aplicação correta dos colírios prescritos também é essencial para a recuperação total da visão, que deve levar entre 30 e 45 dias. Após esse período, o paciente também está liberado para mergulhos na piscina ou no mar.

Também vale mencionar a recuperação da autoestima do paciente como um dos muitos benefícios do procedimento. Questões psicológicas, sociais e mesmo econômicas (por afastamento do trabalho, por exemplo) se apresentam quando falamos em pessoas com graves problemas de visão. E essas são questões que impactam diretamente na qualidade de vida e relações pessoais.

Fonte: Dr Hallim Feres Neto

Últimas novidades

Ver mais