Como funciona a vacina BCG?

Bebê com marca de vacina no braçoMuito conhecida por deixar a famosa “marquinha” no braço direito, a vacina BCG é uma das principais imunizações que as crianças precisam tomar. A vacina é responsável pela prevenção das formas graves de tuberculose e, apesar de não evitar a doença em si, impede a evolução para quadros mais graves. A tuberculose é uma infecção altamente contagiosa causada por uma bactéria e pode afetar órgãos como o pulmão, rins, ossos e sistema nervoso. Com o avanço da medicina, a doença tem cura se for seguido o protocolo correto de tratamento. Ainda assim, é considerada uma das infecções mais graves em todo o mundo. É por isso que a BCG é tão importante! Quer saber como ela funciona? Dá uma olhada!

Vacina BCG é dada até 12h após o nascimento da criança

Normalmente, a vacina BCG é dada nas primeiras horas de vida do bebê, no máximo até 12h após o nascimento. A imunização é feita em forma de injeção subcutânea no braço direito, em dose única. A localização da vacina é escolhida justamente por ser de fácil identificação: a BCG causa uma ferida que deixa uma cicatriz no braço. Em alguns casos, ela pode não deixar. Por isso é importante conservar a carteira com o comprovante de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, não é recomendada a vacinação em adultos que não possuem a cicatriz ou que não têm registro comprovando que tomou a vacina. A pasta alerta, no entanto, que a imunização é indicada para: 1) crianças até 5 anos de idade; 2) pessoas que tiveram contato intradomiciliar com pacientes com hanseníase.

Como a vacina BCG age no organismo humano?

A vacina BCG é composta por uma bactéria da família da tuberculose, a Mycobacterium bovis. A bactéria é injetada no organismo com seu potencial de virulência reduzido, impulsionando o sistema imunológico a criar anticorpos contra ela. De fato, a maioria das vacinas age dessa maneira: o vírus ou bactéria é injetado vivo para que o próprio corpo assimile e crie defesas contra ele.

A vacina BCG, hoje em dia, cobre mais de 90% da população no Brasil e garante cerca de 78% de proteção. Além de ser muito eficaz no combate às formas graves da tuberculose, alguns estudos já comprovam a eficácia da BCG para a prevenção da hanseníase, doença também conhecida como lepra.

Fonte: Ministério da Saúde