Descubra a relação entre os distúrbios comportamentais e a diminuição ou aumento de apetite

Homem comendo com mão na cabeçaVocê já parou para pensar por que engordamos ou emagrecemos exageradamente? O que há por trás da forma como nos alimentamos? Apesar de muitas pessoas não associarem imediatamente, alguns distúrbios comportamentais, como ansiedade e depressão, podem impactar diretamente na nossa alimentação. Isso porque grande parte das nossas emoções podem reger o funcionamento do nosso organismo e do nosso comportamento alimentar. Para entender melhor sobre o assunto, o Cuidados Mil explica como alguns fatores psicológicos podem impactar a forma como comemos. Confira!

A Síndrome de Burnout pode causar alterações no apetite

Causado pelo excesso de trabalho, o distúrbio emocional tem afetado cada vez os mais profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes. Envolvendo sintomas muitas vezes semelhantes aos de outras condições de saúde, como ansiedade e depressão, a Síndrome de Burnout pode provocar nervosismo e problemas físicos e psicológicos, assim como também pode influenciar na sua relação com a comida. A pressão e desânimo chegam a um nível tão exaustivo que a pessoa perde o apetite.

Depressão também pode influenciar na sua alimentação

A depressão é um distúrbio comportamental que atinge boa parte da população. De acordo com Ministério de Saúde, estudam mostram que é comum que a síndrome apareça no final da 3ª década da vida. Podendo ser causada por diferentes motivos, a depressão também surge devido à deficiência de algumas substâncias cerebrais, conhecidas como neurotransmissores. A Noradrenalina, Serotonina e Dopamina estão envolvidas diretamente na regulação da atividade motora, do humor e, principalmente, do apetite. Por isso, um dos principais sintomas da depressão é a perda ou aumento de apetite. No último caso, é comum que o interesse por carboidratos e doces cresça consideravelmente.

Ansiedade é um distúrbio que pode resultar em alteração do apetite

Os sintomas da ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo excessivo, como tremor, coração disparado e falta de ar. Mas, além disso, o distúrbio também resulta em alterações no apetite. Isso porque a ansiedade pode funcionar de duas formas diferentes em relação à alimentação: existem pessoas que, devido aos sintomas, literalmente travam e não conseguem comer corretamente, causando perda de peso. Por outro lado, a doença também pode gerar a compulsão por comida. A ansiedade não tratada leva o paciente a criar mecanismos para aliviar a tensão e o consumo de alimentos de forma impulsiva é um deles.