Voltar para home page
Saúde

Mitos e verdades sobre reajuste em planos de saúde para empresas

Confira alguns dos principais mitos e verdades sobre reajustes em seu plano de saúde empresarial

Confira alguns dos principais mitos e verdades sobre reajustes em seu plano de saúde empresarial

Quando o assunto é reajuste do plano de saúde que você contratou para a sua empresa, é normal ter dúvidas e preocupações. Por isso, respondemos as 5 dúvidas mais frequentes sobre a modalidade empresarial. Confira!

1. O reajuste é calculado somente pela ANS?

Não. Para planos empresariais com menos de 30 vidas, o cálculo é feito pela operadora de saúde a partir da reunião dessas empresas em um único grupo (chamado de pool) e informado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Esse agrupamento respeita a Resolução Normativa 309 da ANS. Assim, a operadora de saúde calcula um único reajuste anual para todas os seus clientes empresariais que façam parte do pool. Esse cálculo considera a sinistralidade do grupo, ou seja, o custo que cada atendimento médico realizado no período gerou para a operadora.

Já para planos não aderentes ao pool, não regulamentados ou com mais de 30 vidas, o reajuste segue o que foi estipulado no contrato, por isso, esteja sempre atento às regras.

2. É possível um beneficiário ter dois reajustes no mesmo ano?

Sim. Caso o beneficiário faça aniversário, mudando de faixa etária no mesmo período do reajuste anual, o plano sofrerá os dois reajustes. Consulte sempre o seu contrato.

3. O reajuste dos planos pode ficar maior que a inflação de consumo (IPCA) conforme os avanços da medicina?

Sim. O reajuste é definido visando recompor o equilíbrio financeiro do contrato e garantindo a continuidade e viabilidade do atendimento prestado pela operadora de saúde. Os investimentos em tecnologia permitem avanços, mas refletem na inflação médica - maior responsável pelo custo dos planos de saúde nos últimos anos. Por isso, eles também são considerados no cálculo.

4. Se o índice de reajuste para contrato individual ou familiar definido pela ANS foi menor do que o meu reajuste, isso significa que o valor reajustado foi abusivo?

Não. O índice definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é válido apenas para os planos individual ou familiar. Já os planos empresariais variam em função do número de vidas. Conforme visto acima, para empresas com menos de 30 vidas, o cálculo é feito pelo pool e informado à ANS. Para empresas com mais de 30 vidas, o reajuste é previsto em contrato.

5. Fiz o plano de saúde empresarial há menos de um ano. Terei reajuste anual?

Não. Para planos empresariais regulamentados, os reajustes ocorrem apenas no aniversário do contrato - ou seja, após 1 ano de uso.

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Ver mais