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Bem-estar

Verão: quais os cuidados essenciais que você deve tomar durante a estação?

No verão, alguns cuidados são essenciais para preservar a sua saúde!

No verão, alguns cuidados são essenciais para preservar a sua saúde!

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, principalmente por aqueles que amam praia, banho de piscina e passeios ao ar livre. Também é um época em que alguns cuidados devem ser redobrados para evitar problemas de saúde (imediatos ou a longo prazo). A exposição solar excessiva pode causar queimaduras e o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo da doença mais comum no Brasil, com cerca de 175 mil novos casos estimados a cada ano. Veja abaixo alguns cuidados essenciais no período!

Protetor solar é importante em todas as fases da vida

O protetor solar é essencial em todas as estações, mas no verão não dá para esquecer nem um dia! A proteção evita insolação, além de não te expor à queimaduras e evitar doenças sérias, como micose e até mesmo um câncer de pele. Verifique o melhor FPS (15, 30, 60) para se proteger. Se for à praia ou piscina, é preciso reaplicar o produto de meia em meia hora. Em crianças, o protetor solar pode ser inserido na rotina de cuidados a partir dos seis meses de idade, mas é importante que o produto seja específico para a faixa-etária e indicado pelo dermatologista ou pediatra.

Já os idosos, que assim como as crianças têm a pele muito sensível, também precisam de filtros solares específicos para a idade. Como a pele costuma ser mais seca e geralmente mais danificada, o ideal é que o produto escolhido tenha propriedades hidratantes e o FPS acima de 60.

Beba muita água e tenha uma alimentação equilibrada

Além do protetor solar, o ideal para evitar a desidratação é beber muito líquido, principalmente água. Evite refrigerantes, que geralmente têm alta concentração de açúcares, e priorize sucos naturais de frutas e água de coco, líquidos com mais propriedades hidratantes e nutrientes que fazem muito bem à saúde. Insira na alimentação frutas que têm mais água na composição, como melão e melancia.

As refeições também precisam ser mais leves para não ter problemas de digestão (ou seja, evite uma feijoada, por exemplo, nos dias de mais calor): priorize saladas, legumes frescos e carnes magras. Na lancheira dos pequenos, prepare lanches equilibrados e sem alimentos que podem estragar com facilidade (como ovos, queijos e maionese). Sanduíches naturais, snacks caseiros, sucos naturais e frutas da estação compõem o lanche perfeito para a estação mais quente do ano.

Evite o sol entre 10h e 16h e ficar muito tempo com roupas molhadas

Praia, sol e piscina são a melhor combinação para o verão! O sol, inclusive, traz benefícios à saúde se for com moderação. O ideal é que a exposição solar seja antes das 10h e depois das 16h. Isso porque os raios UVA e UVB (conhecidos por ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB)) são mais intensos neste intervalo, causando mais riscos à saúde. Por isso é muito importante olhar o relógio antes de tomar sol.

Como sol combina com praia e piscina durante o dia, é natural que as pessoas se molhem com muita frequência e mais tempo com roupas molhadas, o que não é nada recomendável. Biquínis, saídas de praia e roupas molhadas, se em contato com a pele por muito tempo, favorecem o aumento de fungos, que gostam de umidade e calor. Esses microorganismos causam problemas como micoses e candidíase. Não esqueça de se manter sempre seco!

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