Voltar para home page
Bem-estar

Verão: quais os cuidados essenciais que você deve tomar durante a estação?

No verão, alguns cuidados são essenciais para preservar a sua saúde!

No verão, alguns cuidados são essenciais para preservar a sua saúde!

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, principalmente por aqueles que amam praia, banho de piscina e passeios ao ar livre. Também é um época em que alguns cuidados devem ser redobrados para evitar problemas de saúde (imediatos ou a longo prazo). A exposição solar excessiva pode causar queimaduras e o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo da doença mais comum no Brasil, com cerca de 175 mil novos casos estimados a cada ano. Veja abaixo alguns cuidados essenciais no período!

Protetor solar é importante em todas as fases da vida

O protetor solar é essencial em todas as estações, mas no verão não dá para esquecer nem um dia! A proteção evita insolação, além de não te expor à queimaduras e evitar doenças sérias, como micose e até mesmo um câncer de pele. Verifique o melhor FPS (15, 30, 60) para se proteger. Se for à praia ou piscina, é preciso reaplicar o produto de meia em meia hora. Em crianças, o protetor solar pode ser inserido na rotina de cuidados a partir dos seis meses de idade, mas é importante que o produto seja específico para a faixa-etária e indicado pelo dermatologista ou pediatra.

Já os idosos, que assim como as crianças têm a pele muito sensível, também precisam de filtros solares específicos para a idade. Como a pele costuma ser mais seca e geralmente mais danificada, o ideal é que o produto escolhido tenha propriedades hidratantes e o FPS acima de 60.

Beba muita água e tenha uma alimentação equilibrada

Além do protetor solar, o ideal para evitar a desidratação é beber muito líquido, principalmente água. Evite refrigerantes, que geralmente têm alta concentração de açúcares, e priorize sucos naturais de frutas e água de coco, líquidos com mais propriedades hidratantes e nutrientes que fazem muito bem à saúde. Insira na alimentação frutas que têm mais água na composição, como melão e melancia.

As refeições também precisam ser mais leves para não ter problemas de digestão (ou seja, evite uma feijoada, por exemplo, nos dias de mais calor): priorize saladas, legumes frescos e carnes magras. Na lancheira dos pequenos, prepare lanches equilibrados e sem alimentos que podem estragar com facilidade (como ovos, queijos e maionese). Sanduíches naturais, snacks caseiros, sucos naturais e frutas da estação compõem o lanche perfeito para a estação mais quente do ano.

Evite o sol entre 10h e 16h e ficar muito tempo com roupas molhadas

Praia, sol e piscina são a melhor combinação para o verão! O sol, inclusive, traz benefícios à saúde se for com moderação. O ideal é que a exposição solar seja antes das 10h e depois das 16h. Isso porque os raios UVA e UVB (conhecidos por ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB)) são mais intensos neste intervalo, causando mais riscos à saúde. Por isso é muito importante olhar o relógio antes de tomar sol.

Como sol combina com praia e piscina durante o dia, é natural que as pessoas se molhem com muita frequência e mais tempo com roupas molhadas, o que não é nada recomendável. Biquínis, saídas de praia e roupas molhadas, se em contato com a pele por muito tempo, favorecem o aumento de fungos, que gostam de umidade e calor. Esses microorganismos causam problemas como micoses e candidíase. Não esqueça de se manter sempre seco!

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais