Como funciona o cálculo de reajuste dos planos de saúde para empresas?
Quando o assunto é reajuste de plano de saúde empresarial, muitos gestores de contrato têm dúvidas sobre como o cálculo é feito. Sabendo da importância desse assunto, nós podemos ajudar a te explicar como funciona o processo, que pode acontecer de duas formas: reajuste anual (uma vez ao ano, no mês de aniversário do contrato) e por faixa etária (quando o beneficiário vai para outro grupo de faixa etária – segundo critério definido em contrato).
Como é feito o cálculo do reajuste anual nos planos de saúde empresariais?
Os cálculos dos índices variam segundo o número de vidas das empresas.
- Empresas com até 29 vidas (regulamentadas pela RN 309):
Pela resolução normativa 309, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todas as empresas com menos de 30 vidas serão reunidas em um único grupo (chamado de pool). Para elas, a operadora do plano de saúde irá aplicar a mesma taxa de reajuste anual.
O cálculo é feito pela operadora e ocorre da seguinte maneira: a soma de todos os custos gerados pelo pool em cada atendimento médico realizado dividido pelo valor que foi pago pelas empresas durante o período em análise.
A porcentagem resultante desse cálculo será informada à ANS e aplicada a todo o grupo.
- Empresas com 30 vidas ou mais:
Para os contratos empresariais com mais de 30 vidas cadastradas ou não regulamentados pela RN 309, o valor de reajuste será exclusivo e com regras definidas em contrato. Alguns, por exemplo, levam em consideração a variação dos custos médicos com a sinistralidade (valor gerado ao utilizar o plano de saúde).
Para saber mais sobre casos específicos, é preciso verificar o contrato vigente.
Como é feito o reajuste do valor de planos de saúde por faixa etária?
Os reajustes por faixa etária obedecem aos limites da variação de preço definidos pela ANS – e também estão previstos em contrato. Ele ocorre somente quando os beneficiários do plano mudam de faixa etária.