Voltar para home page
Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Saiba quais são os exercícios mais indicados para os dias quentes

Saiba quais são os exercícios mais indicados para os dias quentes

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

1. Esportes aquáticos ajudam a aliviar o calor

As atividades que são realizadas na água costumam ser muito prazerosas e parecem ser propícias para os dias de muito calor. Além de se refrescar, praticar esportes aquáticos melhora o condicionamento físico, ajuda no sistema cardiorrespiratório e fortalece os músculos superiores e inferiores. As opções são muitas: natação, remo, surf e stand up paddle são algumas modalidades que funcionam muito bem para os dias de calor.

2. O circuito de condicionamento físico é uma boa escolha nos dias quentes

Focado em melhorar o condicionamento físico e neuromuscular, o exercício combina movimentos aeróbicos com localizados e funcionais. Podendo ser feito na praia ou em parques, o circuito de condicionamento físico é uma ótima alternativa para os dias de calor. Por conta da alta intensidade do circuito, iniciantes devem passar por um processo de adaptação antes de fazer um treinamento completo. Os exercícios devem ser evitados por pessoas com problemas cardíacos e nas articulações.

3. Pedalar pode ser muito prazeroso nos dias de muito calor

O ciclismo é uma atividade acessível e que pode ser feita por pessoas de todas as idades. O esporte melhora o condicionamento físico e ainda é uma ótima opção de lazer. Que tal aproveitar um dia de calor para pedalar em parques e ciclovias? Não se esqueça de passar protetor solar e levar bastante água para se manter hidratado. Prefira passeios antes das 10h e depois das 16h, quando a incidência do sol é menor e não prejudicará a saúde.

4. Esportes com bola são ótimas opções para reunir os amigos nos dias muito quentes

Vôlei, futebol, futevôlei, altinha… são muitas as opções dos esportes com bola para se fazer no verão. O melhor dessas atividades é que, além de fortalecerem os membros superiores e inferiores e melhorarem o condicionamento físico, eles podem reunir e integrar as pessoas. A única contraindicação é para pessoas que estejam se recuperando de lesões, pois esse tipo de exercício exige bastante intensidade.

5. Aproveite os dias de calor para fazer uma caminhada

Esse com certeza é o exercício físico ideal para quem sempre arruma uma desculpa para não se exercitar. A caminhada tem baixo impacto nos ossos, ligamentos e articulações, além de melhorar a circulação do sangue e a função pulmonar. Apenas 30 minutos de caminhada por dia já são suficientes para combater os efeitos da diabetes e osteoporose. Nos dias de calor, é uma ótima opção para aproveitar o dia e ainda relaxar. Valem as mesmas orientações das outras atividades: protetor solar, muita água fresca e preferência por horários em que o sol não esteja tão forte.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais