Voltar para home page
Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Saiba quais são os exercícios mais indicados para os dias quentes

Saiba quais são os exercícios mais indicados para os dias quentes

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

1. Esportes aquáticos ajudam a aliviar o calor

As atividades que são realizadas na água costumam ser muito prazerosas e parecem ser propícias para os dias de muito calor. Além de se refrescar, praticar esportes aquáticos melhora o condicionamento físico, ajuda no sistema cardiorrespiratório e fortalece os músculos superiores e inferiores. As opções são muitas: natação, remo, surf e stand up paddle são algumas modalidades que funcionam muito bem para os dias de calor.

2. O circuito de condicionamento físico é uma boa escolha nos dias quentes

Focado em melhorar o condicionamento físico e neuromuscular, o exercício combina movimentos aeróbicos com localizados e funcionais. Podendo ser feito na praia ou em parques, o circuito de condicionamento físico é uma ótima alternativa para os dias de calor. Por conta da alta intensidade do circuito, iniciantes devem passar por um processo de adaptação antes de fazer um treinamento completo. Os exercícios devem ser evitados por pessoas com problemas cardíacos e nas articulações.

3. Pedalar pode ser muito prazeroso nos dias de muito calor

O ciclismo é uma atividade acessível e que pode ser feita por pessoas de todas as idades. O esporte melhora o condicionamento físico e ainda é uma ótima opção de lazer. Que tal aproveitar um dia de calor para pedalar em parques e ciclovias? Não se esqueça de passar protetor solar e levar bastante água para se manter hidratado. Prefira passeios antes das 10h e depois das 16h, quando a incidência do sol é menor e não prejudicará a saúde.

4. Esportes com bola são ótimas opções para reunir os amigos nos dias muito quentes

Vôlei, futebol, futevôlei, altinha… são muitas as opções dos esportes com bola para se fazer no verão. O melhor dessas atividades é que, além de fortalecerem os membros superiores e inferiores e melhorarem o condicionamento físico, eles podem reunir e integrar as pessoas. A única contraindicação é para pessoas que estejam se recuperando de lesões, pois esse tipo de exercício exige bastante intensidade.

5. Aproveite os dias de calor para fazer uma caminhada

Esse com certeza é o exercício físico ideal para quem sempre arruma uma desculpa para não se exercitar. A caminhada tem baixo impacto nos ossos, ligamentos e articulações, além de melhorar a circulação do sangue e a função pulmonar. Apenas 30 minutos de caminhada por dia já são suficientes para combater os efeitos da diabetes e osteoporose. Nos dias de calor, é uma ótima opção para aproveitar o dia e ainda relaxar. Valem as mesmas orientações das outras atividades: protetor solar, muita água fresca e preferência por horários em que o sol não esteja tão forte.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais