O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Mulher fazendo caminhadaAlém de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Caminhar todos os dias previne e reduz o risco de morte por doenças crônicas

Estima-se que cerca de 50% dos adultos não praticam o nível de atividade física recomendado pela OMS. Pessoas que realizam diariamente pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, como caminhar, tem aproximadamente 30% menos risco de desenvolver doenças crônicas.

Segundo o Ministério da Saúde, três em cada 100 mortes registradas em 2017 no país tiveram relação com o sedentarismo. Além de garantir um corpo e mente mais saudáveis, caminhar todos os dias também previne as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são relacionadas ao sobrepeso, como o diabetes e a hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Caminhadas ajudam a saúde do coração

O Instituto do Coração recomenda a caminhada para adultos, idosos e pacientes portadores de diabetes e doenças cardíacas. Durante uma caminhada, o batimento cardíaco é estimulado e há um aumento no tamanho dos vasos sanguíneos – eles ficam mais relaxados e diminuem a pressão arterial. A atividade realizada diariamente é capaz de fortalecer o coração e melhorar a circulação, além disso, ajuda o órgão a trabalhar com menos dificuldade e as artérias com menos tensão.

Caminhar reduz o risco de desenvolver depressão

Estudos recentes afirmam que pessoas ativas, ou seja, que praticam atividades físicas diariamente têm menos chances de se tornarem deprimidas. Uma caminhada de 30 minutos libera hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor. O estresse e a ansiedade também podem ser beneficiados pela prática.

Caminhada contribui para a sua qualidade de vida

Uma rotina de atividades físicas tem impacto em toda a sua vida. Além de ajudar a evitar doenças gravíssimas, é comprovado cientificamente que praticar exercícios também contribui para um sono mais tranquilo, controle de peso e te deixa mais bem humorado. Ou seja, é uma dose extra para te oferecer mais qualidade de vida.