Voltar para home page
Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Fazer caminhada é uma forma acessível e segura de promover mais saúde e qualidade de vida

Fazer caminhada é uma forma acessível e segura de promover mais saúde e qualidade de vida

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Caminhar todos os dias previne e reduz o risco de morte por doenças crônicas

Estima-se que cerca de 50% dos adultos não praticam o nível de atividade física recomendado pela OMS. Pessoas que realizam diariamente pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, como caminhar, tem aproximadamente 30% menos risco de desenvolver doenças crônicas.

Segundo o Ministério da Saúde, três em cada 100 mortes registradas em 2017 no país tiveram relação com o sedentarismo. Além de garantir um corpo e mente mais saudáveis, caminhar todos os dias também previne as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são relacionadas ao sobrepeso, como o diabetes e a hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Caminhadas ajudam a saúde do coração

O Instituto do Coração recomenda a caminhada para adultos, idosos e pacientes portadores de diabetes e doenças cardíacas. Durante uma caminhada, o batimento cardíaco é estimulado e há um aumento no tamanho dos vasos sanguíneos - eles ficam mais relaxados e diminuem a pressão arterial. A atividade realizada diariamente é capaz de fortalecer o coração e melhorar a circulação, além disso, ajuda o órgão a trabalhar com menos dificuldade e as artérias com menos tensão.

Caminhar reduz o risco de desenvolver depressão

Estudos recentes afirmam que pessoas ativas, ou seja, que praticam atividades físicas diariamente têm menos chances de se tornarem deprimidas. Uma caminhada de 30 minutos libera hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor. O estresse e a ansiedade também podem ser beneficiados pela prática.

Caminhada contribui para a sua qualidade de vida

Uma rotina de atividades físicas tem impacto em toda a sua vida. Além de ajudar a evitar doenças gravíssimas, é comprovado cientificamente que praticar exercícios também contribui para um sono mais tranquilo, controle de peso e te deixa mais bem humorado. Ou seja, é uma dose extra para te oferecer mais qualidade de vida.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais