Voltar para home page
Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Fazer caminhada é uma forma acessível e segura de promover mais saúde e qualidade de vida

Fazer caminhada é uma forma acessível e segura de promover mais saúde e qualidade de vida

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Caminhar todos os dias previne e reduz o risco de morte por doenças crônicas

Estima-se que cerca de 50% dos adultos não praticam o nível de atividade física recomendado pela OMS. Pessoas que realizam diariamente pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, como caminhar, tem aproximadamente 30% menos risco de desenvolver doenças crônicas.

Segundo o Ministério da Saúde, três em cada 100 mortes registradas em 2017 no país tiveram relação com o sedentarismo. Além de garantir um corpo e mente mais saudáveis, caminhar todos os dias também previne as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são relacionadas ao sobrepeso, como o diabetes e a hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Caminhadas ajudam a saúde do coração

O Instituto do Coração recomenda a caminhada para adultos, idosos e pacientes portadores de diabetes e doenças cardíacas. Durante uma caminhada, o batimento cardíaco é estimulado e há um aumento no tamanho dos vasos sanguíneos - eles ficam mais relaxados e diminuem a pressão arterial. A atividade realizada diariamente é capaz de fortalecer o coração e melhorar a circulação, além disso, ajuda o órgão a trabalhar com menos dificuldade e as artérias com menos tensão.

Caminhar reduz o risco de desenvolver depressão

Estudos recentes afirmam que pessoas ativas, ou seja, que praticam atividades físicas diariamente têm menos chances de se tornarem deprimidas. Uma caminhada de 30 minutos libera hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor. O estresse e a ansiedade também podem ser beneficiados pela prática.

Caminhada contribui para a sua qualidade de vida

Uma rotina de atividades físicas tem impacto em toda a sua vida. Além de ajudar a evitar doenças gravíssimas, é comprovado cientificamente que praticar exercícios também contribui para um sono mais tranquilo, controle de peso e te deixa mais bem humorado. Ou seja, é uma dose extra para te oferecer mais qualidade de vida.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais