Voltar para home page
Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Fazer caminhada é uma forma acessível e segura de promover mais saúde e qualidade de vida

Fazer caminhada é uma forma acessível e segura de promover mais saúde e qualidade de vida

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Caminhar todos os dias previne e reduz o risco de morte por doenças crônicas

Estima-se que cerca de 50% dos adultos não praticam o nível de atividade física recomendado pela OMS. Pessoas que realizam diariamente pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, como caminhar, tem aproximadamente 30% menos risco de desenvolver doenças crônicas.

Segundo o Ministério da Saúde, três em cada 100 mortes registradas em 2017 no país tiveram relação com o sedentarismo. Além de garantir um corpo e mente mais saudáveis, caminhar todos os dias também previne as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são relacionadas ao sobrepeso, como o diabetes e a hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Caminhadas ajudam a saúde do coração

O Instituto do Coração recomenda a caminhada para adultos, idosos e pacientes portadores de diabetes e doenças cardíacas. Durante uma caminhada, o batimento cardíaco é estimulado e há um aumento no tamanho dos vasos sanguíneos - eles ficam mais relaxados e diminuem a pressão arterial. A atividade realizada diariamente é capaz de fortalecer o coração e melhorar a circulação, além disso, ajuda o órgão a trabalhar com menos dificuldade e as artérias com menos tensão.

Caminhar reduz o risco de desenvolver depressão

Estudos recentes afirmam que pessoas ativas, ou seja, que praticam atividades físicas diariamente têm menos chances de se tornarem deprimidas. Uma caminhada de 30 minutos libera hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor. O estresse e a ansiedade também podem ser beneficiados pela prática.

Caminhada contribui para a sua qualidade de vida

Uma rotina de atividades físicas tem impacto em toda a sua vida. Além de ajudar a evitar doenças gravíssimas, é comprovado cientificamente que praticar exercícios também contribui para um sono mais tranquilo, controle de peso e te deixa mais bem humorado. Ou seja, é uma dose extra para te oferecer mais qualidade de vida.

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Amamentação e chupetas: quais os benefícios para a saúde e desenvolvimento do bebê?

Saúde

Amamentação e chupetas: quais os benefícios para a saúde e desenvolvimento do bebê?

A amamentação e o uso de chupetas trazem vários benefícios para o desenvolvimento da criança. O leite materno é um composto natural e completo que possui todas as substâncias necessárias para os recém-nascidos. Ele ajuda a proteger contra doenças causadas por vírus e bactérias e ainda possui os nutrientes necessários para o crescimento do bebê até o sexto mês de vida. A amamentação materna tem ainda outra função: ela exercita a musculatura facial responsável pela mastigação e diversas outras regiões da face. É durante esse período que estímulos constantes promovem o crescimento da mandíbula e o posicionamento ideal para o nascimento dos dentes.

Ver mais