Voltar para home page
Bem-estar

5 mudanças de atitude simples no seu dia a dia que podem prevenir problemas sérios de saúde no futuro

O segredo para uma vida mais feliz e saudável está na prevenção. Veja alguns cuidados essenciais!

O segredo para uma vida mais feliz e saudável está na prevenção. Veja alguns cuidados essenciais!

Não há dúvidas de que a forma como vivemos pode influenciar a nossa saúde e bem-estar, e os nossos hábitos diários têm um grande peso nesse quesito. Comer melhor e dormir bem todos os dias são alguns dos mais conhecidos. Para começar o novo ano da melhor forma, o Cuidados Mil separou 5 mudanças simples no seu dia a dia que podem evitar problemas de saúde no futuro. Confira!

1) Cultive boas noites de sono

Dormir bem é um dos segredos para ter uma vida mais longa. Por isso, repor as energias do dia com uma boa noite de sono é essencial. Além disso, não descansar o tempo necessário impacta, comprovadamente, na sua saúde física e mental. Para um adulto, o ideal é dormir entre 6 e 8 horas por dia, por isso, a dica é tentar programar as suas atividades para conseguir descansar o suficiente.

2) Comece a dar mais importância à prática diária de exercícios físicos

A correria do dia a dia não pode ser usada como desculpa para evitar a prática de exercícios. Dizer não ao sedentarismo pode afastar doenças como a obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Existem alguns hábitos que estão na nossa rotina que podem ser substituídos, como subir as escadas ao invés de optar pelas escadas rolantes. Outra boa saída é estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho ou sair do transporte público algumas paradas antes, para aproveitar uma caminhada vigorosa pela manhã.

3) Evite o estresse a todo custo

O estresse é capaz de favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas, como transtornos do humor, e, por isso, deve ser observado e controlado. Para quem tem problemas cardíacos, por exemplo, ele é um fator de risco. Assim, evite esse grande vilão a todo o custo, programando momentos do dia e da semana para descomprimir. Aproveitar os fins de semana para descansar pode ajudar.

4) Aumente o seu consumo de água

Quem consome água regularmente durante o dia percebe o quanto isso ajuda no funcionamento saudável do organismo. Entre as inúmeras vantagens, estão o controle da pressão sanguínea, a proteção do coração e a prevenção de pedras nos rins.

5) Tire um tempo para cuidar da mente

Com a correria do dia a dia, viver como se estivesse correndo contra o tempo pode virar costume. Com isso, problemas como dores de cabeça, estresse, descontentamento constante e até depressão podem surgir. É importante lembrar que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Tire um tempo para descontrair, invista em terapias ou atividades relaxantes e cuide de você.

Últimas novidades

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

Alimentação saudável

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

A alimentação carrega muitos significados em diferentes fases da vida e é essencial para a nossa saúde. Aprender a comer melhor é uma forma de absorver os nutrientes da forma correta e tem impactos diretos no seu dia a dia: ajuda a dormir melhor, ter mais disposição e evitar doenças. Com a correria do dia a dia e acúmulo de responsabilidades, o piloto automático acaba virando o estado normal sempre que é possível, principalmente na hora das tarefas que se repetem todos os dias, como o momento das refeições. Mudar sua relação com a comida nesse momento tão importante só trará benefícios para a sua vida. Veja como é simples!

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

Exercício físico

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

O corpo feminino passa por diferentes transformações ao longo da vida. A menarca (primeira menstruação), a gravidez, a menopausa… todos esses ciclos sofrem influência de um mecanismo hormonal que sabe exatamente onde precisa atuar em cada fase. A mulher adulta, portanto, passa por diferentes momentos ao longo do mês que determinam a sua rotina, humor e até a energia para realizar as atividades do cotidiano. É por isso que é muito normal estar mais ou menos disposta dependendo do dia. Acontece que a intensidade dos hormônios liberados em cada parte do ciclo podem alterar todo o corpo da mulher.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Consulta

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Cansaço, sono desregulado e alterações no peso são alguns sinais que podem indicar problemas na tireoide. A glândula, que tem um formato parecido com uma borboleta e está localizada na parte da frente do pescoço, libera hormônios fundamentais para diferentes mecanismos do corpo humano. A baixa ou elevada produção dessas substâncias podem afetar muito a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

Saúde

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

A imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.

Ver mais