Voltar para home page
Bem-estar

5 mudanças de atitude simples no seu dia a dia que podem prevenir problemas sérios de saúde no futuro

O segredo para uma vida mais feliz e saudável está na prevenção. Veja alguns cuidados essenciais!

O segredo para uma vida mais feliz e saudável está na prevenção. Veja alguns cuidados essenciais!

Não há dúvidas de que a forma como vivemos pode influenciar a nossa saúde e bem-estar, e os nossos hábitos diários têm um grande peso nesse quesito. Comer melhor e dormir bem todos os dias são alguns dos mais conhecidos. Para começar o novo ano da melhor forma, o Cuidados Mil separou 5 mudanças simples no seu dia a dia que podem evitar problemas de saúde no futuro. Confira!

1) Cultive boas noites de sono

Dormir bem é um dos segredos para ter uma vida mais longa. Por isso, repor as energias do dia com uma boa noite de sono é essencial. Além disso, não descansar o tempo necessário impacta, comprovadamente, na sua saúde física e mental. Para um adulto, o ideal é dormir entre 6 e 8 horas por dia, por isso, a dica é tentar programar as suas atividades para conseguir descansar o suficiente.

2) Comece a dar mais importância à prática diária de exercícios físicos

A correria do dia a dia não pode ser usada como desculpa para evitar a prática de exercícios. Dizer não ao sedentarismo pode afastar doenças como a obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Existem alguns hábitos que estão na nossa rotina que podem ser substituídos, como subir as escadas ao invés de optar pelas escadas rolantes. Outra boa saída é estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho ou sair do transporte público algumas paradas antes, para aproveitar uma caminhada vigorosa pela manhã.

3) Evite o estresse a todo custo

O estresse é capaz de favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas, como transtornos do humor, e, por isso, deve ser observado e controlado. Para quem tem problemas cardíacos, por exemplo, ele é um fator de risco. Assim, evite esse grande vilão a todo o custo, programando momentos do dia e da semana para descomprimir. Aproveitar os fins de semana para descansar pode ajudar.

4) Aumente o seu consumo de água

Quem consome água regularmente durante o dia percebe o quanto isso ajuda no funcionamento saudável do organismo. Entre as inúmeras vantagens, estão o controle da pressão sanguínea, a proteção do coração e a prevenção de pedras nos rins.

5) Tire um tempo para cuidar da mente

Com a correria do dia a dia, viver como se estivesse correndo contra o tempo pode virar costume. Com isso, problemas como dores de cabeça, estresse, descontentamento constante e até depressão podem surgir. É importante lembrar que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Tire um tempo para descontrair, invista em terapias ou atividades relaxantes e cuide de você.

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais