Os benefícios da yoga para corpo e mente!

Mulher praticando yogaMais que uma prática que resulta no relaxamento a partir da conexão entre posturas e respiração, a yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Há algumas controvérsias sobre a origem dessa terapia milenar, mas acredita-se que surgiu nas primeiras civilizações da Ásia Central e evoluiu no território indiano como uma prática atrelada ao espiritual. No ocidente, o conceito ganhou muitos adeptos nos últimos anos e se desprendeu do lado religioso, se tornando mais um estilo de vida que preza pela estabilidade física e emocional.

Os benefícios da yoga são tantos que a terapia é recomendada para todos os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) – no Brasil, foi inserida no SUS em 2011. Além disso, a prática faz parte dos pilares do Lifestyle Medicine para melhorar a saúde.

Prática de yoga resulta em mais força muscular e mente desacelerada

A yoga está muito atrelada com a meditação por combinar posturas (conhecidas por asanas) e técnicas de respiração (pranayamas). No corpo, há um ganho de força e flexibilidade que pode contribuir muito para a saúde física: músculos fortes previnem lesões e doenças como artrite, condropatia patelar e problemas na coluna. Apesar de ser uma prática mais lenta e concentrada, a yoga pode ser muito intensa e contribuir para a perda de peso.

Além de deixar o praticante mais resistente e flexível, a prática também é capaz de melhorar os sintomas de ansiedade e depressão. Foi o caso da Flávia Tampelli, de 22 anos, que encontrou na yoga uma terapia para lidar com ansiedade e dificuldade para dormir geradas por uma pressão profissional. “Eu estava totalmente desmotivada e sem vontade de sair de casa – inclusive, tive resistência para ir às aulas”, relembra. “Mas conforme fui praticando, passei a ter consciência de como a yoga poderia me dar forças para seguir em frente. E eu consegui desacelerar.” Hoje, Flávia pratica aulas guiadas com uma professora, mas também faz sozinha em casa para garantir ainda mais resultados.

Benefícios da yoga para a saúde

Os benefícios da yoga chamam a atenção da comunidade científica e diferentes pesquisas têm mostrado como ela faz bem para a saúde e ajuda na prevenção de doenças mais graves. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, mostrou que a yoga ajuda a diminuir o risco de problemas cardiovasculares. Os pesquisadores detectaram que as pessoas que praticam diversas vertentes da técnica, desde as suaves até aquelas mais intensas, observaram melhorias em fatores que são risco para doenças no coração, como redução da pressão arterial e níveis do mau colesterol.