Voltar para home page
Terapias

Os benefícios da yoga para corpo e mente!

Yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Conheça os principais benefícios!

Yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Conheça os principais benefícios!

Mais que uma prática que resulta no relaxamento a partir da conexão entre posturas e respiração, a yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Há algumas controvérsias sobre a origem dessa terapia milenar, mas acredita-se que surgiu nas primeiras civilizações da Ásia Central e evoluiu no território indiano como uma prática atrelada ao espiritual. No ocidente, o conceito ganhou muitos adeptos nos últimos anos e se desprendeu do lado religioso, se tornando mais um estilo de vida que preza pela estabilidade física e emocional.

Os benefícios da yoga são tantos que a terapia é recomendada para todos os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) - no Brasil, foi inserida no SUS em 2011. Além disso, a prática faz parte dos pilares do Lifestyle Medicine para melhorar a saúde.

Prática de yoga resulta em mais força muscular e mente desacelerada

A yoga está muito atrelada com a meditação por combinar posturas (conhecidas por asanas) e técnicas de respiração (pranayamas). No corpo, há um ganho de força e flexibilidade que pode contribuir muito para a saúde física: músculos fortes previnem lesões e doenças como artrite, condropatia patelar e problemas na coluna. Apesar de ser uma prática mais lenta e concentrada, a yoga pode ser muito intensa e contribuir para a perda de peso.

Além de deixar o praticante mais resistente e flexível, a prática também é capaz de melhorar os sintomas de ansiedade e depressão. Foi o caso da Flávia Tampelli, de 22 anos, que encontrou na yoga uma terapia para lidar com ansiedade e dificuldade para dormir geradas por uma pressão profissional. “Eu estava totalmente desmotivada e sem vontade de sair de casa - inclusive, tive resistência para ir às aulas”, relembra. “Mas conforme fui praticando, passei a ter consciência de como a yoga poderia me dar forças para seguir em frente. E eu consegui desacelerar.” Hoje, Flávia pratica aulas guiadas com uma professora, mas também faz sozinha em casa para garantir ainda mais resultados.

Benefícios da yoga para a saúde

Os benefícios da yoga chamam a atenção da comunidade científica e diferentes pesquisas têm mostrado como ela faz bem para a saúde e ajuda na prevenção de doenças mais graves. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, mostrou que a yoga ajuda a diminuir o risco de problemas cardiovasculares. Os pesquisadores detectaram que as pessoas que praticam diversas vertentes da técnica, desde as suaves até aquelas mais intensas, observaram melhorias em fatores que são risco para doenças no coração, como redução da pressão arterial e níveis do mau colesterol.

Últimas novidades

7 coisas que você precisa saber sobre o funcionamento do fígado

Saúde

7 coisas que você precisa saber sobre o funcionamento do fígado

O fígado é o primeiro a reclamar no dia seguinte ao consumo de bebidas alcoólicas ou quando se exagera nas refeições. A ressaca ou dificuldade na digestão são os sinais mais comuns de ele não reagiu bem a alguma substância. A verdade é que esses sintomas não indicam um mau funcionamento do órgão, pois as doenças só se manifestam depois da repetição de hábitos ruins por um longo período da vida. 

Diabetes: quais os sintomas mais comuns que indicam a doença?

Saúde

Diabetes: quais os sintomas mais comuns que indicam a doença?

Não é difícil conhecer ou encontrar pessoas que convivem diariamente com a diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas no mundo são diagnosticados com um dos tipos da doença . O que pouca gente sabe é que, se não for controlada e acompanhada corretamente, a diabetes pode trazer consequências sérias para a vida do paciente. Por isso, mesmo que seja uma doença silenciosa, é importante ficar atento a alguns sinais, como boca seca e bexiga cheia toda hora, que podem sinalizar que algo não está certo. Confira abaixo os principais sintomas que indicam diabetes!

Como melhorar a memória? Veja algumas dicas!

Bem-estar

Como melhorar a memória? Veja algumas dicas!

Certamente você já deve ter ouvido falar que com o passar dos anos e o avanço da idade é comum esquecer algumas coisas. Mas, ainda assim, não é normal esquecer de tudo o tempo todo. Para evitar a perda de memória, existem alguns hábitos que são fundamentais, como dormir de 7 a 9 horas por dia e ter uma alimentação adequada. Confira 4 dicas que o Cuidados Mil listou de como melhorar a sua memória.

Lúpus: o que é, sintomas e tratamentos da doença autoimune

Saúde

Lúpus: o que é, sintomas e tratamentos da doença autoimune

O Lúpus Eritematoso Sistêmico, popularmente conhecido como lúpus, ocorre devido a uma produção excessiva dos anticorpos contra as próprias células do corpo ou contra as proteínas já existentes, causando danos em tecidos e órgãos. A doença autoimune, que atinge cerca de 65 mil pessoas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é mais frequente nas mulheres do que em homens. Mas, o que pouca gente sabe é que os sintomas do lúpus podem se manifestar a qualquer momento e, por isso, o tratamento deve ser feito durante toda a vida. Confira abaixo os principais sintomas e o tratamentos para a doença!

Ver mais