Voltar para home page
Terapias

Os benefícios da yoga para corpo e mente!

Yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Conheça os principais benefícios!

Yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Conheça os principais benefícios!

Mais que uma prática que resulta no relaxamento a partir da conexão entre posturas e respiração, a yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Há algumas controvérsias sobre a origem dessa terapia milenar, mas acredita-se que surgiu nas primeiras civilizações da Ásia Central e evoluiu no território indiano como uma prática atrelada ao espiritual. No ocidente, o conceito ganhou muitos adeptos nos últimos anos e se desprendeu do lado religioso, se tornando mais um estilo de vida que preza pela estabilidade física e emocional.

Os benefícios da yoga são tantos que a terapia é recomendada para todos os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) - no Brasil, foi inserida no SUS em 2011. Além disso, a prática faz parte dos pilares do Lifestyle Medicine para melhorar a saúde.

Prática de yoga resulta em mais força muscular e mente desacelerada

A yoga está muito atrelada com a meditação por combinar posturas (conhecidas por asanas) e técnicas de respiração (pranayamas). No corpo, há um ganho de força e flexibilidade que pode contribuir muito para a saúde física: músculos fortes previnem lesões e doenças como artrite, condropatia patelar e problemas na coluna. Apesar de ser uma prática mais lenta e concentrada, a yoga pode ser muito intensa e contribuir para a perda de peso.

Além de deixar o praticante mais resistente e flexível, a prática também é capaz de melhorar os sintomas de ansiedade e depressão. Foi o caso da Flávia Tampelli, de 22 anos, que encontrou na yoga uma terapia para lidar com ansiedade e dificuldade para dormir geradas por uma pressão profissional. “Eu estava totalmente desmotivada e sem vontade de sair de casa - inclusive, tive resistência para ir às aulas”, relembra. “Mas conforme fui praticando, passei a ter consciência de como a yoga poderia me dar forças para seguir em frente. E eu consegui desacelerar.” Hoje, Flávia pratica aulas guiadas com uma professora, mas também faz sozinha em casa para garantir ainda mais resultados.

Benefícios da yoga para a saúde

Os benefícios da yoga chamam a atenção da comunidade científica e diferentes pesquisas têm mostrado como ela faz bem para a saúde e ajuda na prevenção de doenças mais graves. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, mostrou que a yoga ajuda a diminuir o risco de problemas cardiovasculares. Os pesquisadores detectaram que as pessoas que praticam diversas vertentes da técnica, desde as suaves até aquelas mais intensas, observaram melhorias em fatores que são risco para doenças no coração, como redução da pressão arterial e níveis do mau colesterol.

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais