Voltar para home page
Terapias

Os benefícios da yoga para corpo e mente!

Yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Conheça os principais benefícios!

Yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Conheça os principais benefícios!

Mais que uma prática que resulta no relaxamento a partir da conexão entre posturas e respiração, a yoga é capaz de promover bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Há algumas controvérsias sobre a origem dessa terapia milenar, mas acredita-se que surgiu nas primeiras civilizações da Ásia Central e evoluiu no território indiano como uma prática atrelada ao espiritual. No ocidente, o conceito ganhou muitos adeptos nos últimos anos e se desprendeu do lado religioso, se tornando mais um estilo de vida que preza pela estabilidade física e emocional.

Os benefícios da yoga são tantos que a terapia é recomendada para todos os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) - no Brasil, foi inserida no SUS em 2011. Além disso, a prática faz parte dos pilares do Lifestyle Medicine para melhorar a saúde.

Prática de yoga resulta em mais força muscular e mente desacelerada

A yoga está muito atrelada com a meditação por combinar posturas (conhecidas por asanas) e técnicas de respiração (pranayamas). No corpo, há um ganho de força e flexibilidade que pode contribuir muito para a saúde física: músculos fortes previnem lesões e doenças como artrite, condropatia patelar e problemas na coluna. Apesar de ser uma prática mais lenta e concentrada, a yoga pode ser muito intensa e contribuir para a perda de peso.

Além de deixar o praticante mais resistente e flexível, a prática também é capaz de melhorar os sintomas de ansiedade e depressão. Foi o caso da Flávia Tampelli, de 22 anos, que encontrou na yoga uma terapia para lidar com ansiedade e dificuldade para dormir geradas por uma pressão profissional. “Eu estava totalmente desmotivada e sem vontade de sair de casa - inclusive, tive resistência para ir às aulas”, relembra. “Mas conforme fui praticando, passei a ter consciência de como a yoga poderia me dar forças para seguir em frente. E eu consegui desacelerar.” Hoje, Flávia pratica aulas guiadas com uma professora, mas também faz sozinha em casa para garantir ainda mais resultados.

Benefícios da yoga para a saúde

Os benefícios da yoga chamam a atenção da comunidade científica e diferentes pesquisas têm mostrado como ela faz bem para a saúde e ajuda na prevenção de doenças mais graves. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, mostrou que a yoga ajuda a diminuir o risco de problemas cardiovasculares. Os pesquisadores detectaram que as pessoas que praticam diversas vertentes da técnica, desde as suaves até aquelas mais intensas, observaram melhorias em fatores que são risco para doenças no coração, como redução da pressão arterial e níveis do mau colesterol.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais