Voltar para home page
Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário tem difícil diagnóstico e pode ser letal

O câncer de ovário tem difícil diagnóstico e pode ser letal

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Quais as causas do câncer de ovário?

Alguns fatores de risco podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de ovário. Entre os fatores genéticos, estão as mutações em genes, como BRCA1 E BRCA2. Essas mutações também estão amplamente relacionadas ao desenvolvimento do câncer de mama. O grau de atividade hormonal e reprodutiva da mulher também contribuem para o desenvolvimento do câncer. Mulheres que nunca engravidaram, tiveram menopausa tardia ou menstruação precoce (antes dos 12 anos) têm risco aumentado para a doença. Além disso, idade avançada, histórico familiar e excesso de peso corporal são outros fatores de risco.

Câncer de ovário: maioria das mulheres não apresenta sintomas antes do estágio avançado

O fato dos sintomas do câncer de ovário demorarem a aparecer reforça a importância da prevenção. Além disso, os sintomas são relativamente vagos, podendo indicar quadros mais simples, como indigestão ou ganho de peso. Toda mulher precisa fazer acompanhamento de saúde ginecológica anualmente. Conforme o tumor cresce, os sintomas mais característicos são:

- Pressão, dor ou inchaço nas regiões do abdômen, costas, pernas e pelve
- Prisão de ventre ou necessidade frequente de urinar
- Náuseas
- Gases
- Diarreia
- Cansaço constante e incomum
- Perda de apetite
- Se sentir estufada mesmo após refeições leves
- Alterações sem explicação no peso
- Sangramento vaginal anormal
- Dor nas costas
- Alterações na menstruação
- Dor durante o ato sexual

Como é o tratamento do câncer de ovário?

O tratamento para o câncer de ovário normalmente é feito com cirurgia ou quimioterapia. A escolha entre os dois tipos de tratamento dependerá da extensão da doença, tipo histológico do tumor, idade da paciente e condições clínicas. Além disso, o fato do tumor ser recorrente ou inicial também pode influenciar na escolha do melhor tratamento.

Últimas novidades

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Saúde ocular: qual a diferença da miopia para o astigmatismo?

Saúde

Saúde ocular: qual a diferença da miopia para o astigmatismo?

Os distúrbios oculares são problemas bem comuns, não à toa que é praticamente impossível não conhecer pelo menos uma pessoa que precise usar óculos de grau ou lentes de contato para conseguir enxergar bem. Dentre os problemas de visão mais comuns, podemos destacar a miopia e o astigmatismo, que podem ocorrer isoladamente ou em conjunto. Muitas pessoas ainda têm dúvidas e confundem os dois distúrbios, mesmo que eles sejam distintos. Veja a seguir quais são as diferenças entre miopia e astigmatismo para não errar mais!

Ver mais