Como fazer a introdução alimentar de um bebê?

Bebê se alimentandoNão existem dúvidas de que uma boa introdução alimentar é fundamental para que, no futuro, o bebê possa ter uma alimentação saudável e equilibrada. Por mais que algumas pessoas duvidem, bons hábitos alimentares garantem a saúde na infância e também na vida adulta. Por isso, é essencial que os primeiros passos da introdução alimentar dos pequenos sejam feitos pelos pais com o maior cuidado possível. Mas, é claro que, esta fase gera muitas dúvidas e inseguranças. Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber para fazer a introdução alimentar do seu bebê. Confira!

Quando devo começar a introdução alimentar de um bebê?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o momento certo para introduzir alimentos sólidos para o bebê é a partir dos seis meses de idade. Antes deste período, o aparelho digestivo da criança ainda não está completamente preparado para receber alimentos que não sejam o leite materno ou fórmula infantil, resultando em algumas complicações, como o desmame precoce e doenças gastrointestinais.

Como preparar o bebê para a introdução alimentar?

Alguns estudos indicam que cerca de 30% dos bebês com desenvolvimento normal podem apresentar dificuldades ao abandonar o leite materno e começar a ingerir alimentos sólidos. Por isso, o ideal é treinar o pequeno para aprender a sugar, engolir e mastigar direito, facilitando as experiências e sensações com os alimentos. Experimente deixar o bebê com objetos próprios para isso, como mordedores, já que eles servem como um treino para não estranharem na hora de experimentar novos alimentos.

Ofereça uma alimentação variada e rica em nutrientes para o bebê

É comum que os pais tenham dúvidas sobre quais os primeiros alimentos que o bebê deve ingerir. O recomendado é oferecer à criança uma alimentação rica e variada em nutrientes, desde proteínas e carboidratos até vitaminas e ferro. Mas, para isso, é preciso oferecer alimentos aos poucos. A papinha de fruta, por exemplo, é uma ótima maneira para fazer o primeiro contato do bebê com alimentos diferentes do leite materno.

Conforme o pequeno estiver habituado, vale a pena apresentar alimentos dos quatro principais grupos alimentares: hortaliças e frutas, carnes e ovos, cereais e tubérculos e grãos. Além disso, é fundamental evitar que, pelo menos até os dois anos, o bebê não consuma itens como frituras, enlatados, refrigerantes e café. O sal também deve ser utilizado com moderação e na mínima quantidade possível. Para temperar as refeições, uma boa saída é utilizar temperos naturais, como salsinha e cebolinha.

É fundamental manter uma rotina de horários para as refeições

A fase de introdução alimentar também é um ótimo momento para ensinar a criança a se alimentar nos horários certos. Além disso, é necessário mostrar a criança que os momentos de refeição devem ser prazerosos. Por isso, evite prender a atenção deles com brinquedos e celulares, já que essas distrações prejudicam esse momento tão importante.