Voltar para home page
Exercício físico

Condromalácia patelar (ou condropatia patelar): entenda mais sobre o problema que atinge o joelho

A condropatia patelar ocorre a partir do desgaste da cartilagem de um osso que ajuda na articulação do joelho

A condropatia patelar ocorre a partir do desgaste da cartilagem de um osso que ajuda na articulação do joelho

Você possivelmente já viu alguém usando uma joelheira ortopédica alguma vez na vida. Isso pode indicar que a pessoa estava sofrendo de condromalácia (ou condropatia) patelar. Doença comum, que chega a atingir mais de 150 mil brasileiros por ano, ela se caracteriza pelo desgaste da cartilagem óssea da patela, também conhecida como rótula - um osso que ajuda na articulação do joelho. Entenda mais sobre esse problema e saiba como tratá-lo.

Envelhecimento e excesso de exercícios físicos podem causar a condromalácia patelar

A condromalácia é uma doença que pode aparecer por alguns motivos. O envelhecimento, sem dúvida, é o maior fator causador. É um processo natural da idade que nossa cartilagem sofra alguma deterioração com o passar do tempo. Mas, isso não descarta a possibilidade do problema surgir em outras fases da vida.

Esportes e exercícios físicos em excesso podem causar o problema, principalmente quando o joelho praticamente não tem o fortalecimento muscular adequado. Isso porque a pressão sobre a articulação é muito maior nessas ocasiões. As mulheres também são mais predispostas ao problema em decorrência da grande quantidade de hormônios, como o estrogênio, liberados durante o ciclo menstrual.

Quais os graus da condromalácia patelar?

Nem toda condropatia é igual, pelo contrário: ela se apresenta em quatro graus de gravidade. No grau 1, a pessoa pode sentir os primeiros sintomas da doença, como dor e inchaço e aquela sensação de estalo (o “clique”) na articulação do joelho; já no grau 2, podem existir lesões pequenas na cartilagem. No grau 3, por sua vez, as lesões costumam ser maiores do que 1,3 cm; e no grau 4, o nível mais grave da doença, a cartilagem já está erosada em nível extremo.

Diagnóstico e tratamento da condropatia patelar

Apesar de ter sintomas bem característicos, a condromalácia patelar deve ser diagnosticada a partir de exames de imagem, como raio-x, ultrassonografias e ressonância magnética, que identificam as lesões. O tratamento costuma ser longo (em torno de 6 a 12 semanas), porém simples. A fisioterapia, o uso da joelheira sem furo, analgésicos e compressas de gelo para aliviar a dor são alternativas de tratamento. Em casos graves, como o grau 4, a fisioterapia pode não ser suficiente: o ortopedista, então, poderá fazer alguma intervenção com ácido hialurônico para lubrificar a cartilagem ou até mesmo um procedimento cirúrgico. Em caso de dor no joelho frequente, marque uma consulta com um ortopedista de confiança.

Últimas novidades

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

Ver mais