Escoliose, cifose e lordose: entenda a diferença entre os desvios na coluna [Infográfico]

Doutor verificando coluna de pacienteÉ muito comum encontrar pessoas que apresentam problemas na coluna vertebral e, consequentemente, sentem muita dor na região. Isso pode estar relacionado a alguns maus hábitos diários, como má postura e sedentarismo. A escoliose, a cifose e a lordose são os desvios mais comuns que acometem a coluna. Entretanto, você sabe as principais diferenças entre elas? Quais seriam os sintomas e os tratamentos? Confira o infográfico do Cuidados Mil e aprenda mais sobre esses problemas!

1# Escoliose pode estar associada ao crescimento antes da puberdade

Considerada uma curvatura lateral anormal, a escoliose é caracterizada pelo desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita, resultando em um formato de “S” ou “C”. Apesar de se manifestar em qualquer fase da vida, a doença costuma ser mais frequente durante o estirão de crescimento que ocorre na puberdade. A escoliose pode provocar diferentes sintomas, como ombros e quadris assimétricos e desnivelados, costelas salientes em um dos lados do tórax e tamanho desigual das pernas. Nesse caso, o tratamento fisioterápico com alongamentos e respiração é a melhor maneira de melhorar o quadro.

2# Cifose provoca o efeito “corcunda”

Também conhecida como hipercifose, a cifose é a curvatura presente na coluna vertebral que faz com que a região superior das costas pareça mais curvada do que o normal. É comum que todos tenham um grau de curvatura na coluna, mas quando passa de 45 graus é considerada excessiva, resultando no efeito “corcunda”. Má postura e falta de exercício físico são as principais causas da doença. Ainda assim, esse tipo de desvio na coluna não costuma causar outros sintomas, mas, em alguns casos, pode gerar dores nas costas e cansaço.

3# Lordose é um dos desvios de coluna mais comuns

Considerada uma curvatura normal, a lordose só passa a ser um desvio de coluna quando se transforma em hipolordose ou hiperlodose. No primeiro caso, é quando a curva é diminuída. Já no segundo, é quando ocorre o aumento da curva. De forma geral, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar acontece durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, como ficar em pé durante muito tempo. Nesse caso, flexões do tronco costumam aliviar a dor.