Voltar para home page
Consulta

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo são dois problemas que podem prejudicar muito a saúde e qualidade de vida!

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo são dois problemas que podem prejudicar muito a saúde e qualidade de vida!

Cansaço, sono desregulado e alterações no peso são alguns sinais que podem indicar problemas na tireoide. A glândula, que tem um formato parecido com uma borboleta e está localizada na parte da frente do pescoço, libera hormônios fundamentais para diferentes mecanismos do corpo humano. A baixa ou elevada produção dessas substâncias podem afetar muito a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

Os transtornos na tireoide ainda são cercados de dúvidas, principalmente quando se referem às diferenças entre hipotireoidismo e hipertireoidismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo apresentam problemas na tireoide. Já no Brasil, a doença afeta 15% da população, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas, apesar de ser um problema comum, muita gente não sabe que possui alguma disfunção na glândula.

Diferenças entre hipotireoidismo e hipertireoidismo

Produzido pela hipófise, o hormônio estimulador da tireoide (TSH) é o indutor dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são liberados pela tireoide. Eles atuam nos processos metabólicos do corpo humano e são vitais para o funcionamento de órgãos como o coração, rins e intestino. Além disso, têm relação com a temperatura corporal, memória e desenvolvimento de massa óssea e músculos. Por isso, quando surge alguma alteração nos níveis desses hormônios, o corpo reage e fica mais suscetível à doenças.

Os principais distúrbios causados pelas alterações na glândula são o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, doenças que costumam afetar mais mulheres do que homens. Para resumir, o hipertireoidismo ocorre quando a produção de T3 e T4 está elevada. Já o hipotireoidismo significa que a glândula está produzindo pouco ou nenhum hormônio.

Causas e sintomas dos problemas na tireoide

A importância dos hormônios liberados pela tireoide é medida pelos efeitos causados quando os níveis de produção estão baixos ou mais altos que o normal. O hipertiroidismo faz com que o corpo tenha reações como: hiperatividade, pouco sono, coração acelerado, intestino solto, perda de peso, irritação, sudorese, tremores, entre outros. A causa, na maioria das vezes, está relacionada a Doença de Graves, um distúrbio autoimune que aumenta a produção dos hormônios da tireoide.

O hipotiroidismo é como uma desaceleração do corpo, que ficará mais lento e fraco. O ritmo cardíaco diminui, a memória fica prejudicada, o intestino prende e a sensação é de cansaço extremo. Há também ganho de peso, fadiga, dores musculares, queda de cabelo, pele ressecada, sonolência e até depressão. Muitas coisas podem causar essa condição, sendo a mais comum uma doença autoimune conhecida como Tireoidite de Hashimoto, em que o próprio organismo cria anticorpos para se defender da ação da tireoide. A baixa ou alta quantidade de iodo no corpo também pode influenciar o desenvolvimento do hipotiroidismo.

Fique atento aos sintomas!

O diagnóstico de hipotireoidismo e hipertireoidismo é simples e pode ser feito pela dosagem dos hormônios TSH, T3 e T4 no sangue. As doenças também podem provocar a elevação do volume da tireoide, problema que pode ser identificado com o exame físico. Faça visitas regulares ao seu médico para avaliar a saúde geral e procure um especialista caso apresente qualquer um dos sintomas.

Fontes: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Ministério da Saúde

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais