O que é sarampo? Saiba tudo sobre a doença

Criança com sarampoDoença que chegou a ser erradicada do Brasil, o sarampo voltou a ser uma preocupação com os recentes surtos endêmicos em Roraima e no Amazonas – e com casos isolados em outras cidades do país. A infecção pode atingir pessoas de qualquer idade e a única forma de prevenção é a vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola), indicada em duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Considerada grave e extremamente contagiosa, o sarampo pode desencadear complicações no sistema nervoso central e gerar infecções mais graves, como a pneumonia.

Vacina sarampo: a importância de se proteger

Desde 2018, Ministério da Saúde tem emitido alertas à população sobre a importância de se proteger contra o sarampo. Crianças até 5 anos de idade precisam tomar uma dose da tríplice viral aos 12 meses e outra da tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora) aos 15 meses. Se a criança perdeu a oportunidade de se vacinar, é necessário tomar duas doses da tríplice até 9 anos.

Em viagens para outros países, é essencial estar com o calendário de vacinas atualizado, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. O ideal é buscar um posto de saúde com pelo menos 15 dias de antecedência à data da viagem.

Adolescentes e adultos também têm um calendário específico de vacinação caso nunca tenham sido imunizados: 10 a 29 anos – duas doses da tríplice viral; 30 a 49 anos – uma dose da tríplice. Pessoas com suspeita da doença, gestantes, pacientes imunocomprometidos e bebês de até 6 meses não podem tomar a vacina.

Os sintomas mais comuns do sarampo

As manchas vermelhas que começam no rosto e se espalham pelo corpo é o sintoma mais conhecido do sarampo, mas a doença geralmente vem acompanhada de outros sinais que surgem antes das erupções na pele. Febre, tosse, coriza, dor de cabeça, irritação nos olhos e manchas brancas na parte interna da boca são os sintomas mais comuns. Quando a febre dura mais de três dias depois que as manchas vermelhas aparecem é um alerta para possíveis complicações.

A doença se manifesta em três fases:

– Infecção: febre, tosse, coriza e conjuntivite surgem como os primeiros sinais desse período, que dura aproximadamente sete dias. Entre o segundo e o quarto dia, as erupções na pele começam a aparecer na região auricular e no rosto, que logo depois descem para o restante do corpo;
– Remissão: nesse período, os sintomas começam a diminuir. As manchas vermelhas ficam mais escuras e pode ocorrer uma leve descamação;
– Toxêmico: a doença pode comprometer a resistência do paciente, aumentando o risco de reinfecção bacteriana ou viral. O perigo é maior em crianças até dois anos de idade ou que apresentam desnutrição.

Como ocorre a transmissão da doença?

Por ser uma doença altamente contagiosa, o sarampo pode ser transmitido muito facilmente por meio de tosse, espirros e até pela fala e respiração. Além disso, as gotículas espalhadas no ar favorecem a contaminação. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o vírus sobrevive mais tempo em locais com pouca circulação de ar. Apesar de não haver um tratamento específico para a doença, é recomendado que crianças com sarampo tomem vitamina A para reduzir os riscos de complicações.

Fontes: Ministério da Saúde e Fiocruz