Psoríase: o que é, quais são as causas e como amenizar os efeitos do problema

A psoríase é uma doença considerada crônica que consiste na inflamação da pele, e ela é mais comum do que se pensa. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a estimativa é de que 1 a 3% da população mundial apresente a doença, sendo mais de 5 milhões de pessoas apenas no Brasil. Existem vários tipos de psoríase e a gravidade de cada quadro também é bastante variável, mas felizmente é possível tratar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pelo problema. A seguir, o Cuidados Mil separou as informações mais relevantes sobre esta doença de pele: quais são as causas, sintomas da psoríase e os tratamentos mais indicados.

O que é psoríase e como a doença se manifesta?

A psoríase é uma inflamação da pele caracterizada por lesões avermelhadas e com descamação que podem surgir em qualquer parte do corpo e é uma doença cíclica, ou seja, os sintomas podem aparecer e desaparecer continuamente. Dentre os vários tipos de psoríase que podem existir, a psoríase em placas (também chamada de vulgar) é a mais comum. Nesse caso, há a formação de placas secas com escamas brancas que surgem principalmente no couro cabeludo, joelhos e cotovelos, mas também podem atingir outras regiões (como as genitais). O principal sintoma é a coceira, mas em alguns casos as placas também podem rachar e até mesmo sangrar.

Causas da psoríase ainda são desconhecidas, mas alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença

Não se sabe exatamente qual a causa da psoríase, mas a doença surge principalmente quando ocorre um desequilíbrio do sistema imune do paciente. Isso quer dizer que situações frequentes de estresse, por exemplo, podem desencadear o quadro – mas vale destacar que essa não é uma doença puramente emocional, como muitos acreditam. Além disso, a herança genética também pode contribuir: a maior parte das pessoas diagnosticadas têm outros casos de psoríase na família.

Outros fatores de risco para o quadro são: traumas físicos, consumo de álcool, tabagismo, pele ressecada e o uso de determinados remédios. Vale lembrar ainda que a psoríase não é uma doença contagiosa e os pacientes podem viver normalmente, sem a necessidade de isolamento.

Psoríase tem cura? Saiba como os tratamentos ajudam a controlar o problema

Infelizmente não existe nenhum tratamento específico que elimine totalmente a psoríase e, portanto, não é possível afirmar que existe cura para o quadro. Contudo, é possível controlar e amenizar os efeitos da doença, o que promove melhor qualidade de vida ao paciente. Como existem diferentes graus de psoríase e cada organismo reage de uma maneira diferente, o tratamento deve ser individualizado e acompanhado por um médico dermatologista.

Em casos leves, a hidratação da pele e aplicação de medicamentos tópicos (remédios e pomadas) na região das lesões são fatores que ajudam a melhorar o quadro clínico, segundo dados a SBD. Outra alternativa de tratamento é por meio da combinação de fototerapia, que consiste na exposição da pele a raios UVB, com medicações indicadas por um especialista.

Além disso, o paciente diagnosticado com psoríase deve ter certos cuidados com a sua alimentação. O ideal é seguir uma dieta equilibrada e saudável, evitando o consumo de substâncias que possam contribuir para a inflamação da pele, como carne vermelha, álcool e alimentos processados.