Voltar para home page
Saúde

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

Sistema imunológico: alguns fatores podem prejudicar as defesas do organismo!

Sistema imunológico: alguns fatores podem prejudicar as defesas do organismo!

A imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.

Muitos aspectos podem prejudicar o perfeito funcionamento desse sistema, entre eles fatores genéticos e alterações no metabolismo. A idade também é determinante, já que crianças e idosos estão mais propensos a infecções. Outra questão muito importante é a falta de nutrientes: ausência de vitaminas e minerais pode levar a quadros de imunidade baixa. Mas, antes de pesquisar os alimentos com vitamina C para incluir na dieta, é importante ficar atento aos sinais que o seu corpo dá. Veja aqui abaixo e saiba como identificar!

5 sintomas de imunidade baixa

  • Cansaço excessivo

Se você sente um cansaço que não some mesmo depois de uma boa noite de sono, é possível que tenha algo errado com o seu corpo. Além de ser um indício de problemas na tireoide, o cansaço físico e mental em excesso pode estar ligado a alterações no sistema imunológico. Esse tipo de fadiga pode atrapalhar a vida em vários níveis, prejudicando a produtividade e abrindo caminho para o estresse.

  • Amigdalite

As amígdalas são estruturas que protegem o corpo da invasão de micro-organismo que entram no corpo pela boca. Ar, alimentos, bebidas e contato com a mão, por exemplo, podem levar vírus e bactérias para o organismo. Para combater isso, as amígdalas ativam uma função protetora, que pode gerar uma inflamação nessa estrutura. A amigdalite, portanto, é uma manifestação de que seu corpo está se defendendo contra algo estranho.

  • Gripe insistente

Sabe aquela gripe persistente, que dura semanas, ou então o vai e volta dos sintomas gripais? Isso pode indicar uma queda de imunidade. É normal que, durante o processo de proteção do corpo contra a infecção, o sistema imunológico tenha seu desempenho prejudicado na hora de ativar a defesa para outros vírus e bactérias.

  • Otite

Uma gripe mais persistente pode desencadear um quadro de otite, por isso, dores de ouvido frequentes podem ter relação com a imunidade baixa. Geralmente causada por um vírus ou bactéria, ela se apresenta quando o sistema imunológico não consegue expulsar esse micro-organismo.

  • Candidíase

Pelo menos 55,7% das mulheres sentirão o incômodo da candidíase vulvovaginal uma vez na vida, segundo estudos. O fungo está naturalmente presente no corpo humano e pode encontrar, na imunidade baixa, o cenário ideal para se proliferar. Coceira, secreção em excesso e dores são alguns dos sinais do problema nos órgãos genitais, mas o fungo também pode se manifestar na pele, garganta e boca.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais