5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

Mulher com sinais de imunidade baixaA imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.

Muitos aspectos podem prejudicar o perfeito funcionamento desse sistema, entre eles fatores genéticos e alterações no metabolismo. A idade também é determinante, já que crianças e idosos estão mais propensos a infecções. Outra questão muito importante é a falta de nutrientes: ausência de vitaminas e minerais pode levar a quadros de imunidade baixa. Mas, antes de pesquisar os alimentos com vitamina C para incluir na dieta, é importante ficar atento aos sinais que o seu corpo dá. Veja aqui abaixo e saiba como identificar!

5 sintomas de imunidade baixa

  • Cansaço excessivo

Se você sente um cansaço que não some mesmo depois de uma boa noite de sono, é possível que tenha algo errado com o seu corpo. Além de ser um indício de problemas na tireoide, o cansaço físico e mental em excesso pode estar ligado a alterações no sistema imunológico. Esse tipo de fadiga pode atrapalhar a vida em vários níveis, prejudicando a produtividade e abrindo caminho para o estresse.

  • Amigdalite

As amígdalas são estruturas que protegem o corpo da invasão de micro-organismo que entram no corpo pela boca. Ar, alimentos, bebidas e contato com a mão, por exemplo, podem levar vírus e bactérias para o organismo. Para combater isso, as amígdalas ativam uma função protetora, que pode gerar uma inflamação nessa estrutura. A amigdalite, portanto, é uma manifestação de que seu corpo está se defendendo contra algo estranho.

  • Gripe insistente

Sabe aquela gripe persistente, que dura semanas, ou então o vai e volta dos sintomas gripais? Isso pode indicar uma queda de imunidade. É normal que, durante o processo de proteção do corpo contra a infecção, o sistema imunológico tenha seu desempenho prejudicado na hora de ativar a defesa para outros vírus e bactérias.

  • Otite

Uma gripe mais persistente pode desencadear um quadro de otite, por isso, dores de ouvido frequentes podem ter relação com a imunidade baixa. Geralmente causada por um vírus ou bactéria, ela se apresenta quando o sistema imunológico não consegue expulsar esse micro-organismo.

  • Candidíase

Pelo menos 55,7% das mulheres sentirão o incômodo da candidíase vulvovaginal uma vez na vida, segundo estudos. O fungo está naturalmente presente no corpo humano e pode encontrar, na imunidade baixa, o cenário ideal para se proliferar. Coceira, secreção em excesso e dores são alguns dos sinais do problema nos órgãos genitais, mas o fungo também pode se manifestar na pele, garganta e boca.