Quais as principais causas de queda de cabelo?

Mulher olhando cabelo

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro. Se isso está acontecendo, é sinal de que pode haver algo de errado com a sua saúde. Veja as principais causas para a queda de cabelo!

Estresse é uma das principais causas da queda de cabelo

O estresse causa muitos sintomas físicos. Além da dor de cabeça e da dor nas costas, bastante conhecidas, o estresse também pode causar queda de cabelo em excesso. É importante observar se os fios começaram a cair muito se você passou por uma situação traumática ou se está sob pressão e ansiedade extrema. Nesse caso, o ideal é procurar uma psicoterapia, mas terapias alternativas como acupuntura ou prática de ioga também podem ajudar a aliviar os efeitos do estresse. É importante manter uma rotina de exercícios e se alimentar adequadamente.

Distúrbios hormonais estimulam a queda dos fios

Outro motivo comum por trás da queda de cabelo é a desregulagem hormonal, principalmente em mulheres. A perda dos fios pode ser ocasionado por inconstâncias no ciclo menstrual ou até mesmo a troca de um método contraceptivo. O problema também pode atingir adolescentes na puberdade. Se observar a queda excessiva de fios, fale com o seu médico de confiança.

Antidepressivos e anticoagulantes podem alterar o funcionamento do organismo

Alguns hormônios sintéticos e substâncias presentes em algumas drogas podem alterar a forma como o organismo funciona, causando a queda de cabelo excessiva. Antidepressivos, anticoagulantes e até mesmo alguns analgésicos, se usados por muito tempo, podem provocar a perda dos fios. Se a queda de cabelo sair do controle, o médico que prescreveu os remédios deve ser consultado imediatamente para, em conjunto com o paciente, decidir o que deve ser feito.

Queda de cabelo excessiva pode ser sinal de anemia

Doença caracterizada pela falta de ferro e de vitamina B12, a anemia é conhecida por causar palidez, cansaço e fraqueza. Mas o que muita gente não sabe é que um dos sintomas da doença também é a queda de cabelo, justamente por causar uma fraqueza geral em todo o corpo. Como a anemia não é uma doença crônica, depois do tratamento todos os sintomas costumam desaparecer gradativamente, inclusive a queda dos fios.