Saúde bucal e gravidez: qual a importância dos cuidados com a boca durante a gestação?

Mulher grávida se olhando no espelho segurando uma escova de dentesA gravidez é uma época especial e, nesse momento, a futura mãe não deve ignorar os cuidados com sua saúde bucal – não só pelo próprio bem-estar, mas também para o do bebê. As estruturas bucais da criança iniciam sua formação ainda no útero materno e já nas primeiras semanas de vida. Por isso, hábitos saudáveis nessa fase auxiliam o desenvolvimento de uma dentição saudável na criança. Mas, afinal, quais os cuidados realmente efetivos para essa etapa? Confira abaixo o que é mito, o que é verdade e do que não abrir mão durante a gravidez.

Cárie e gestação: a gravidez aumenta os problemas bucais?

Muita gente acredita que a gravidez causa cárie, mas isso não é necessariamente verdade. Se a gestante mantiver a higiene bucal em dia, uma alimentação equilibrada e fazer o acompanhamento com dentistas, dificilmente terá problemas. Geralmente, esse aumento dos casos de cáries e o sangramento gengival estão relacionados à alteração na dieta, com maior consumo de guloseimas, e a presença da placa bacteriana pela limpeza inadequada.

Logo, apesar de haver algumas modificações no tecido gengival em função das alterações hormonais, isso só será um problema se já existirem questões anteriores ao período gestacional.

Alimentação saudável é fundamental na gravidez para manter a saúde bucal

É importante que a futura mãe tenha uma dieta equilibrada, rica em vitaminas (especialmente A, C e D) minerais (cálcio e fosfato) e proteínas – pois os dentes do bebê estão em formação. Vale lembrar: o cálcio que o pequeno recebe vem da alimentação e, quando a quantidade enviada não é suficiente, o organismo desvia parte do que a gestante tem em seus ossos para o bebê.

Para realizar a higiene bucal, dê preferência a escovas macias, cremes dentais com flúor e use o fio dental diariamente. Caso perceba algum ponto de sangramento, é importante consultar um dentista para orientação.

Tratamento odontológico na gravidez: quando começar?

A visita regular ao dentista é importante para garantir o diagnóstico precoce de qualquer possível problema e para receber orientações sobre os cuidados diários. O mais recomendável é começar o acompanhamento da saúde bucal no segundo trimestre da gestão (3 a 6 meses), mas é possível começar até antes. Porém, nesse caso, é indicado evitar as radiografias. E se for o caso de utilizar anestésicos, o dentista irá determinar o mais indicado.

Ao chegar ao sétimo mês, já é indicado procurar um odontopediatra. Ele irá aconselhar os cuidados necessários com a saúde bucal do bebê que está chegando – principalmente no que se refere ao processo de amamentação, nascimento dos dentes, uso de flúor, emprego de chupetas e a primeira visita da criança ao dentista.

Fonte: Dra. Glenda Nahás Bergamasco Dreuzzo
Especialista em Odontopediatria
Consultora Científica do Amil Dental Kids