Vitamina D ajuda a aumentar a imunidade? Entenda!

Mulher com braços para cima

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, muitas pessoas deixaram de se expor ao sol com tanta frequência. Isso pode acabar impactando a absorção de vitamina D pelo nosso organismo: a exposição solar é uma das principais fontes do nutriente. A vitamina D auxilia no fortalecimento da imunidade, deixando o corpo mais forte para combater doenças infecciosas, como a própria Covid-19 (vale ressaltar que a alta concentração do nutriente não previne a transmissão do coronavírus). Além disso, a vitamina ainda traz diversos benefícios para a nossa saúde. Quer saber mais? Entenda aqui tudo o que esse nutriente pode te oferecer!

Prevenção de doenças autoimunes, mal de Parkinson e câncer

As potencialidades da vitamina D são mais importantes para nós do que se imagina. Por atuar diretamente no sistema imunológico, ela impulsiona a produção de uma molécula chamada CD31, que reduz o risco de doenças autoimunes, como o lúpus, a doença celíaca e a esclerose múltipla. Dentre suas funções, também está a redução de chances de desenvolver o mal de Parkinson e câncer em até 60%.

Fortalece os ossos e músculos

Além de atuar na prevenção de doenças, a vitamina D também é importantíssima para o fortalecimento muscular e ósseo. Para a terceira idade, o nutriente pode ser uma grande aliada na prevenção de doenças ósseas como a osteopenia e osteoporose. No organismo das crianças, ela é fundamental para ajudar na formação e desenvolvimento do corpo e prevenir o raquitismo.

Prevenção de gripes, resfriados e doenças respiratórias

Não é só a vitamina C: a relação entre vitamina D e doenças respiratórias é mais importante do que pensamos. Como ela atua no sistema imunológico, ajuda a defender o corpo de doenças oportunistas. Juntamente com o zinco, o selênio e as vitaminas A e E, esse nutriente ajuda a manter o organismo mais forte para lidar com infecções respiratórias (como o Covid-19), gripes e resfriados.

Dieta e banho de sol repõem os níveis de vitamina D

Algo curioso sobre a vitamina D é que ela não é produzida pelo nosso corpo. Por isso, os benefícios dela devem ser extraídos de fontes externas, como os alimentos. Gema de ovo, peixes como atum, sardinha e salmão, fígado, a manteiga e o cogumelo são exemplos de alimentos ricos nesse nutriente. A vitamina D também pode ser garantida por meio de 10 a 20 minutos de exposição diária ao sol entre as 9h e 11h.