Voltar para home page
Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Adotar novos hábitos pode ser uma ótima maneira de começar o ano

Adotar novos hábitos pode ser uma ótima maneira de começar o ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

1) Invista em uma alimentação mais equilibrada

A famosa frase de que a saúde começa pela boca tem um grande fundo de verdade: é importante buscar uma alimentação nutritiva, leve e equilibrada para manter o corpo saudável e livre de problemas. Portanto, evite o consumo exagerado de carne vermelha, frituras e gorduras no dia a dia. Em contrapartida, frutas, legumes e verduras são muito bem-vindos! Além disso, a substituição de refrigerante e bebidas alcoólicas durante a semana por sucos e vitaminas é muito mais benéfica do que você imagina.

2) Uma boa noite de sono faz toda a diferença na sua rotina

Pode parecer brincadeira, mas não é: quem dorme cerca de 7 a 8 horas por dia geralmente tem mais disposição para as tarefas do cotidiano. Tanto o corpo quanto a mente precisam de descanso antes de encarar um novo dia, e por isso é sempre bom estabelecer uma rotina antes de se deitar. Se afastar das telas é o primeiro passo: priorize as leituras ou meditação. Essas práticas vão ajudar a relaxar e, consequentemente, dormir melhor.

3) Não deixe os exercícios físicos de lado

O sedentarismo pode ser um grande inimigo da nossa saúde. Por isso, mesmo com a correria do dia a dia, é sempre bom separar um tempinho para praticar exercícios físicos. Não precisa ser nada muito elaborado, ao contrário do que muitos podem pensar: optar por subir as escadas em vez de pegar o elevador do prédio, por exemplo, já é uma atitude que pode ser bastante significativa. Caminhadas de curtas distâncias também são uma boa forma de implementar atividades no seu dia a dia.

4) Desligue-se das redes sociais no seu tempo livre

Com um mundo cada vez mais conectado, às vezes é bom se desligar de toda essa tecnologia para relaxar e aproveitar a vida de outras formas. O ser humano está cada vez mais dependente do uso de redes sociais, e é importante estabelecer um certo limite para que isso não nos consuma de forma negativa. Evite passar tanto tempo na internet e busque outras formas de se distrair, como assistir um filme ou ler um livro.

5) Beba bastante água

A água é capaz de trazer mais benefícios do que a gente imagina! Além de ser uma ótima fonte de hidratação, também serve para deixar a pele mais bonita e renovada, já que revitaliza as células do nosso corpo e elimina várias toxinas. Outro grande benefício da água é que ela facilita o processo de digestão e ajuda na absorção de nutrientes.

6) Compartilhe bons momentos com quem você ama

Por último, mas não menos importante: valorize os pequenos e grandes momentos perto de quem você ama. Mesmo que pareça clichê, é importante aproveitar cada segundo próximo das pessoas que são importantes. Então, para o próximo ano (e todos os outros que vierem depois dele), lembre-se de construir boas memórias perto da sua família e amigos.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais