Voltar para home page
Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Adotar novos hábitos pode ser uma ótima maneira de começar o ano

Adotar novos hábitos pode ser uma ótima maneira de começar o ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

1) Invista em uma alimentação mais equilibrada

A famosa frase de que a saúde começa pela boca tem um grande fundo de verdade: é importante buscar uma alimentação nutritiva, leve e equilibrada para manter o corpo saudável e livre de problemas. Portanto, evite o consumo exagerado de carne vermelha, frituras e gorduras no dia a dia. Em contrapartida, frutas, legumes e verduras são muito bem-vindos! Além disso, a substituição de refrigerante e bebidas alcoólicas durante a semana por sucos e vitaminas é muito mais benéfica do que você imagina.

2) Uma boa noite de sono faz toda a diferença na sua rotina

Pode parecer brincadeira, mas não é: quem dorme cerca de 7 a 8 horas por dia geralmente tem mais disposição para as tarefas do cotidiano. Tanto o corpo quanto a mente precisam de descanso antes de encarar um novo dia, e por isso é sempre bom estabelecer uma rotina antes de se deitar. Se afastar das telas é o primeiro passo: priorize as leituras ou meditação. Essas práticas vão ajudar a relaxar e, consequentemente, dormir melhor.

3) Não deixe os exercícios físicos de lado

O sedentarismo pode ser um grande inimigo da nossa saúde. Por isso, mesmo com a correria do dia a dia, é sempre bom separar um tempinho para praticar exercícios físicos. Não precisa ser nada muito elaborado, ao contrário do que muitos podem pensar: optar por subir as escadas em vez de pegar o elevador do prédio, por exemplo, já é uma atitude que pode ser bastante significativa. Caminhadas de curtas distâncias também são uma boa forma de implementar atividades no seu dia a dia.

4) Desligue-se das redes sociais no seu tempo livre

Com um mundo cada vez mais conectado, às vezes é bom se desligar de toda essa tecnologia para relaxar e aproveitar a vida de outras formas. O ser humano está cada vez mais dependente do uso de redes sociais, e é importante estabelecer um certo limite para que isso não nos consuma de forma negativa. Evite passar tanto tempo na internet e busque outras formas de se distrair, como assistir um filme ou ler um livro.

5) Beba bastante água

A água é capaz de trazer mais benefícios do que a gente imagina! Além de ser uma ótima fonte de hidratação, também serve para deixar a pele mais bonita e renovada, já que revitaliza as células do nosso corpo e elimina várias toxinas. Outro grande benefício da água é que ela facilita o processo de digestão e ajuda na absorção de nutrientes.

6) Compartilhe bons momentos com quem você ama

Por último, mas não menos importante: valorize os pequenos e grandes momentos perto de quem você ama. Mesmo que pareça clichê, é importante aproveitar cada segundo próximo das pessoas que são importantes. Então, para o próximo ano (e todos os outros que vierem depois dele), lembre-se de construir boas memórias perto da sua família e amigos.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais