Câncer de boca: descubra o que você fazer para evitar a doença

Homem fumandoO câncer, seja de que tipo for, é uma doença bastante temida pelas pessoas em geral. Mas, em todos os casos, o diagnóstico precoce é o maior aliado no combate a essa condição. Para isso, é preciso receber a orientação correta e fazer acompanhamento médico regularmente. O câncer de boca, especificamente, é um tumor maligno que aparece não só na região bucal, mas também em parte da garganta – ele pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Os principais fatores que podem levar ao desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Para se ter uma ideia, quando os dois hábitos são associados, o risco de ser acometido pela doença aumenta mais de 30 vezes. A única exceção é para os casos em que o câncer atinge os lábios – aqui, a exposição solar em excesso e sem protetor é o principal causador.

Sintomas de câncer de boca: do diagnóstico ao tratamento

Saber identificar como começa o câncer de boca é a melhor forma de ter um diagnóstico precoce: geralmente, o primeiro sinal da doença é uma ferida na boca, que é indolor e tem tendência a cicatrizar sozinha. Em outros casos, alterações de cor na região (como manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aparecimento de caroços ou “bolinhas” sem explicação podem indicar algum problema – e, nesse caso, é preciso procurar um cirurgião-dentista para analisar a região.

Os tratamentos para câncer de boca variam. Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para tratamento cirúrgico que pode ser associado ou não à radioterapia e à quimioterapia. Quando diagnosticado no início, a maioria dos casos é curável.

Como prevenir o câncer de boca?

Boa parte dos problemas bucais podem ser evitados com hábitos saudáveis e higienização adequada. Como visto, até mesmo o câncer de boca se torna menos provável entre aqueles que não fumam ou consomem bebidas alcóolicas em excesso. Por isso, a dica é deixar esses dois hábitos de lado, manter uma alimentação saudável e periodicamente fazer um autoexame na região.

Além disso, proteger-se dos raios solares com protetores ou chapéus são ótimas dicas, assim como fazer a manutenção diária na estrutura dentária – como tratar dentes tortos, lesões por cáries e próteses mal adaptadas. Dessa forma, além de proteger contra doenças, o mau hálito também é evitado.