Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Exame de candidíase

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Queda na imunidade pode favorecer o surgimento de candidíase

De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de combater a candidíase é por meio do fortalecimento da imunidade. A Candida albicans é um microorganismo que é encontrado dentro do sistema gastrointestinal e que normalmente vive de forma assintomática, ou seja, sem desencadear a doença. No entanto, desequilíbrios nas defesas do corpo são brechas que facilitam o desenvolvimento do fungo e, consequentemente, favorecem o surgimento da candidíase. O desequilíbrio no sistema imunológico pode ter várias causas, como doenças associadas ou até mesmo episódios de estresse.

Candidíase: evite tecidos sintéticos e roupas apertadas

Outra forma de combater os desconfortos causados pela infecção é trocar as roupas íntimas feitas com materiais sintéticos pelas de algodão. Os tecidos sintéticos colaboram para deixar a região da vulva mais quente e úmida, dificultando a absorção de suor, e pode facilitar alergias. As roupas roupas apertadas também devem ser evitadas, uma vez que elas abafam a região genital tornando o ambiente mais propício para os fungos.

É recomendado também lavar as calcinhas apenas com sabão neutro, porque outros tipos de produtos contêm substâncias químicas que podem irritar ainda mais a região genital, que já está sensível e inflamada. Vale lembrar que, para prevenir a infecção, é muito importante não descuidar da higiene íntima e evitar o uso de absorventes internos.

É fundamental manter o acompanhamento com um ginecologista

Assim que surgirem os primeiros sintomas é fundamental procurar a ajuda de um ginecologista, visto que há ainda outros fatores de risco, como a diabetes, o uso de antibióticos, anticoncepcionais e medicamentos corticoides, gravidez, alergias e a um quadro de HPV. Pessoas com doenças que comprometem a imunidade, como HIV ou em tratamento de câncer, também devem redobrar os cuidados.

Normalmente, o médico ginecologista receita pomadas vaginais para combater o problema e aliviar o desconforto. Ele pode pedir exames mais detalhados para identificar a causa do problema. Se a candidíase se tornar um incômodo frequente, pode ser necessário fazer alterações na dieta e até tratamentos mais específicos para fortalecer a imunidade. Consulte o seu médico de confiança!

Ter hábitos saudáveis ajuda a prevenir e aliviar os sintomas da doença

Alguns hábitos são recomendados para garantir o bom funcionamento dos mecanismos de defesa do corpo. É indicado manter uma alimentação saudável e equilibrada, priorizando alimentos como frutas, verduras e legumes, ter um sono regular, dormindo ao menos 8 horas todos os dias, praticar atividades físicas ao menos 30 minutos todos os dias e evitar hábitos nocivos, como fumo e abuso de bebidas alcoólicas.