Voltar para home page
Exercício físico

Pular corda: quais os benefícios da atividade física para o corpo?

Pular corda promove vários benefícios ao corpo

Pular corda promove vários benefícios ao corpo

Só de ouvir falar em pular corda, automaticamente se remete à infância e brincadeiras de criança. A prática de pular corda, além de muito divertida e nostálgica, também pode ser muito benéfica para a saúde do nosso corpo. Essa atividade física, muito praticada por boxeadores como forma de aquecimento, promove diversos benefícios para a saúde. Quer saber mais? Entenda o quanto pular corda pode ser agradável e saudável ao mesmo tempo.

Pular corda aumenta a resistência cardiovascular e respiratória

Sim, isso mesmo: pular corda é um grande amigo do coração. Com a prática constante do exercício, é possível regular a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de melhorar a circulação sanguínea. Além disso, o hábito de pular corda tende a aumentar a capacidade pulmonar e a resistência respiratória, evitando doenças nesta região.

Ao pular corda, os ossos são fortalecidos e os músculos tonificados

Você pode não saber, mas todas as pessoas perdem gradativamente a cartilagem e os ossos ficam mais frágeis com o passar dos anos. A prática de exercícios físicos desde a juventude ajuda a retardar esses efeitos no corpo. Pular corda é uma ótima forma de proteger os ossos e evitar doenças comuns na velhice, como osteoporose e osteopenia. O exercício também tonifica os músculos das pernas, braços e ombros e todo o cinturão lombar, protegendo cartilagens e melhorando o condicionamento físico do praticante.

Queima de calorias é um dos benefícios de pular corda

Pular corda é uma atividade física de grande gasto calórico e energético. Em apenas meia hora de exercício, o corpo é capaz de queimar cerca de 330 calorias, 60 a mais do que em uma hora de corrida. Isso ajuda muito a quem precisa emagrecer e chegar no seu peso ideal de forma saudável e com muito fôlego.

Pular corda ajuda a desenvolver a coordenação motora e melhora o equilíbrio

Ao pular corda, os braços e pernas se exercitam continuamente, o que faz o praticante ganhar maior consciência corporal e desenvolvimento da sua própria coordenação motora. O exercício físico também ajuda a treinar o equilíbrio: trabalhando com vários músculos do corpo ao mesmo tempo, isso será bem necessário para manter os movimentos ritmados sem jogar o corpo muito para frente ou para trás.

Como começar a pular corda?

Antes de começar a pular corda, tenha em mente que o exercício precisa ser inserido na sua rotina gradualmente para evitar lesões e dores musculares. O seu corpo precisa se acostumar com a atividade, principalmente se você leva uma vida sedentária.

Se você é iniciante, o indicado é começar a praticar três vezes na semana, aumentando aos poucos a frequência e tempo, como explicado abaixo:

  • 1ª semana: comece com quatro sessões de 25 pulos, parando para descansar alguns minutos entre as sessões;
  • 2ª semana: aumente para quatro sessões de 30 pulos, respeitando o intervalo para descanso;
  • 3ª semana: faça quatro sessões de 35 pulos.

A partir disso, vá aumentando à medida que seu corpo se adaptar à atividade. É importante praticar em um lugar com espaço suficiente para os pulos e sempre usando um tênis adequado.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais