5 mandamentos para uma vida mais saudável

Mulher se alongando e sorrindoA procura por uma vida mais saudável é uma pauta cada vez mais comum na sociedade. Isso porque a qualidade de vida está cada vez mais associada a viver mais e melhor. Para alcançar esse ideal, incluir alguns hábitos na rotina pode ajudar – e, de quebra, te mantém longe de doenças. O Cuidados Mil listou os 5 mandamentos para você adotar de vez um estilo de vida mais equilibrado e feliz. Confira!

1) Tenha uma alimentação equilibrada

Você já ouviu a famosa frase “você é o que você come”? Pois ela é a mais pura verdade! A alimentação tem muita influência na nossa saúde e age como um poderoso remédio para afastar inúmeras doenças – ou causar o efeito inverso quando é praticada sem consciência. Uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas e minerais, é essencial para aumentar a imunidade, te dar mais energia e disposição, melhorar o seu humor, evitar as noites mal dormidas e até prevenir problemas graves de saúde.

2) Pratique exercícios físicos

Um dos maiores inimigos da saúde é o sedentarismo. Nosso corpo não foi feito para ficar parado: ele exige que você se movimente. Por isso, praticar exercícios físicos é muito importante para manter a saúde em dia. Os exercícios físicos, além de serem importantes para o bom funcionamento do corpo, liberam hormônios como serotonina e endorfina, que dão a sensação de prazer e bem-estar. Busque o exercício que mais combine com sua rotina e estilo de vida!

3) Faça check-ups com frequência

Para manter um estilo de vida saudável, é ideal que a medicina seja utilizada de forma preventiva, e não quando já existe um problema. Uma das saídas para isso é fazer check-ups regularmente para ver se está tudo certo e, se não estiver, identificar problemas o mais cedo possível. A maioria das doenças tem maior probabilidade de cura e tratamento se descobertas de forma precoce. Por isso, é essencial visitar o médico e fazer exames, no mínimo, uma vez por ano.

4) Cuide da saúde mental

Por mais que manter um corpo saudável seja muito importante, a mente nunca pode ser deixada de lado. A saúde mental tem uma relevância muito grande, que inclusive pode impactar o corpo físico. E cuidar da saúde mental não é nada difícil: meditação e yoga são alguns exemplos de cuidados que você pode ter consigo mesmo. Porém, se você sentir que não está tão bem assim, o ideal é procurar um profissional: sessões de terapia vão te ajudar a encontrar o foco do problema!

5) Cultive relações saudáveis

Amizades e relações sociais são importantíssimas para a vida de qualquer ser humano. Rir, conversar e ter interações sociais ajuda e muito na saúde geral. Pessoas que trabalham demais e deixam de lado a vida social acabam sofrendo mais com estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Por isso, é necessário cultivar relações saudáveis e estar cercado de pessoas queridas e que façam você se sentir bem.