Como funciona a terapia com um psicólogo?

Mulheres na terapia

Antes considerada como necessária apenas em casos de doenças psiquiátricas, a terapia com psicólogos se tornou muito mais popular (e essencial) nos últimos anos. A técnica é utilizada como parte do tratamento de problemas de caráter mental, como transtorno de ansiedade e depressão, mas também é utilizada como ferramenta de auxílio para uma vida mais equilibrada e com bem-estar. Para quem ainda tem dúvidas sobre como funciona exatamente uma psicoterapia, saiba tudo sobre o assunto e quando e como procurar um psicólogo.

A terapia é uma relação de confiança

É preciso entender, antes de tudo, que a pessoa com quem você está conversando é, acima de tudo, um profissional. Isso quer dizer que você pode contar o que quiser para ele ou ela: pelo código de ética, o profissional de psicologia deve manter sigilo absoluto sobre a consulta e seus pacientes. E para que isso aconteça, nas primeiras consultas haverá uma entrevista prévia, para que ambos se conheçam e ajustem juntos o melhor rumo para a terapia. E se não acontecer de primeira, não tem problema: você pode buscar outro profissional se achar necessário.

Geralmente, o profissional segue uma linha terapêutica como direcionamento das sessões. Psicanálise, Lacaniana e Junguiana são as linhas mais comuns, mas também é possível encontrar profissionais que atuam com base em outras teorias e vertentes, como a Gestalt, Psicodrama e Psicoterapia Cognitiva Comportamental.

Quanto tempo dura uma consulta com um psicólogo? O que devo falar?

As consultas têm o tempo de duração que o psicólogo e o paciente julgam necessário, mas geralmente acontecem entre 40 minutos e 1 hora e meia. A frequência pode variar de caso para caso (uma ou duas vezes na semana, quinzenalmente etc). Isso pode mudar ou ser previamente combinado, de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.

No ambiente, haverá uma cadeira, poltrona ou divã para se sentar e a cadeira do profissional, geralmente de frente. Você pode falar o que sentir vontade para o profissional. Há quem use a terapia como desabafo de todos os sentimentos ou tratar essas questões de forma mais prática. Como foi dito anteriormente: é uma relação de confiança.

Quando a terapia deixa de ser opcional e passa a ser necessária?

A terapia é uma aliada no bem-estar, mas a função dela é, como qualquer terapia, ser um tratamento. Por isso, se você está sofrendo de sintomas de distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade e síndrome de pânico, é necessário procurar um psicólogo. Doenças psiquiátricas como a esquizofrenia, o transtorno de Borderline, a bipolaridade e a hiperatividade também devem ser tratados com psicoterapia.

É ideal também procurar um terapeuta caso você tenha passado por um trauma grave, como a perda de um ente querido ou uma separação, ou esteja com problemas para lidar com as suas emoções e sentimentos. O psicólogo pode ajudar a prevenir diversos transtornos psicológicos se a psicoterapia for procurada de forma preventiva.