Voltar para home page
Saúde

Prevenção da Covid-19: os métodos mais eficazes para evitar a contaminação

Alguns métodos são essenciais para prevenir a contaminação do coronavírus

Alguns métodos são essenciais para prevenir a contaminação do coronavírus

A pandemia do coronavírus que atingiu o mundo no início de 2020 trouxe muitas mudanças na forma como a população se preocupa com a saúde, higiene e bem-estar. Alguns hábitos, que antes não faziam parte da rotina, precisaram ser colocados nessa nova realidade. Por outro lado, outras coisas comuns precisaram ser adaptadas, como trabalho e prática de exercícios físicos. Todas essas mudanças tinham um único objetivo: a prevenção da covid-19, doença que já afetou e matou milhares de pessoas no mundo inteiro.

Depois de um tempo lidando com o novo vírus, pesquisadores e autoridades de saúde já entendem melhor quais métodos são mais eficazes para evitar a contaminação e proliferação da doença. Veja abaixo os principais!

Isolamento social ainda é a melhor alternativa para prevenir a Covid-19

Ficar em casa ainda é uma das principais recomendações quando se trata de prevenção da Covid-19. O ideal é só sair de casa em situações excepcionais, como supermercado e farmácia. Se você ainda tem a opção de trabalhar de casa, o melhor é que ainda não saia sem necessidade para locais com aglomerações, como festas, bares e praias. Diminuir o fluxo de pessoas, seja no transporte ou em lugares públicos, é uma das principais recomendações para diminuir o risco de contágio.

Máscara é indispensável para evitar a contaminação pelo coronavírus

As máscaras funcionam como uma barreira física contra o vírus e devem ser usadas sempre que sair de casa (ou mesmo para receber uma encomenda na porta). Alguns estudos sugerem que a chance de contágio entre duas pessoas que estão usando máscaras e com o distanciamento social adequado é bem menor. A máscara precisa cobrir boca e nariz sem estar apertada ou folgada demais. É fundamental sempre higienize as mãos antes e depois de tocar no tecido, seja na hora de colocar ou retirar o acessório. A máscara deve ser trocada a cada 3h por uma limpa.

Se precisar sair de casa, mantenha o distanciamento

Depois de quase cinco meses de quarentena, muitas pessoas estão retomando a rotina aos poucos. Além disso, restaurantes e comércios estão voltando a funcionar com medidas de segurança. Mas como frequentar esses locais sem correr o risco de se contaminar? Além da máscara, que se tornou um item obrigatório em muitos lugares, o distanciamento social é outro método eficaz. O ideal é manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas na rua e locais fechados, como supermercados, escritórios e restaurantes.

O mesmo vale se você voltou a praticar exercícios em academias e ao ar livre - sendo o último o mais recomendado na atual situação.

Mantenha a higienização correta das mãos

Para prevenir a contaminação do novo coronavírus, é fundamental manter as mãos sempre bem limpas com água e sabão ou álcool gel 70%. Não toque no rosto sem antes higienizar as mãos, principalmente se tiver tido contato com superfícies que podem estar contaminadas, como corrimãos, portas, torneiras e transporte público. Além disso, ainda é recomendado higienizar todas as compras e encomendas que receber em casa.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais