Prevenção da Covid-19: os métodos mais eficazes para evitar a contaminação

Distanciamento entre pessoas

A pandemia do coronavírus que atingiu o mundo no início de 2020 trouxe muitas mudanças na forma como a população se preocupa com a saúde, higiene e bem-estar. Alguns hábitos, que antes não faziam parte da rotina, precisaram ser colocados nessa nova realidade. Por outro lado, outras coisas comuns precisaram ser adaptadas, como trabalho e prática de exercícios físicos. Todas essas mudanças tinham um único objetivo: a prevenção da covid-19, doença que já afetou e matou milhares de pessoas no mundo inteiro.

Depois de um tempo lidando com o novo vírus, pesquisadores e autoridades de saúde já entendem melhor quais métodos são mais eficazes para evitar a contaminação e proliferação da doença. Veja abaixo os principais!

Isolamento social ainda é a melhor alternativa para prevenir a Covid-19

Ficar em casa ainda é uma das principais recomendações quando se trata de prevenção da Covid-19. O ideal é só sair de casa em situações excepcionais, como supermercado e farmácia. Se você ainda tem a opção de trabalhar de casa, o melhor é que ainda não saia sem necessidade para locais com aglomerações, como festas, bares e praias. Diminuir o fluxo de pessoas, seja no transporte ou em lugares públicos, é uma das principais recomendações para diminuir o risco de contágio.

Máscara é indispensável para evitar a contaminação pelo coronavírus

As máscaras funcionam como uma barreira física contra o vírus e devem ser usadas sempre que sair de casa (ou mesmo para receber uma encomenda na porta). Alguns estudos sugerem que a chance de contágio entre duas pessoas que estão usando máscaras e com o distanciamento social adequado é bem menor. A máscara precisa cobrir boca e nariz sem estar apertada ou folgada demais. É fundamental sempre higienize as mãos antes e depois de tocar no tecido, seja na hora de colocar ou retirar o acessório. A máscara deve ser trocada a cada 3h por uma limpa.

Se precisar sair de casa, mantenha o distanciamento

Depois de quase cinco meses de quarentena, muitas pessoas estão retomando a rotina aos poucos. Além disso, restaurantes e comércios estão voltando a funcionar com medidas de segurança. Mas como frequentar esses locais sem correr o risco de se contaminar? Além da máscara, que se tornou um item obrigatório em muitos lugares, o distanciamento social é outro método eficaz. O ideal é manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas na rua e locais fechados, como supermercados, escritórios e restaurantes.

O mesmo vale se você voltou a praticar exercícios em academias e ao ar livre – sendo o último o mais recomendado na atual situação.

Mantenha a higienização correta das mãos

Para prevenir a contaminação do novo coronavírus, é fundamental manter as mãos sempre bem limpas com água e sabão ou álcool gel 70%. Não toque no rosto sem antes higienizar as mãos, principalmente se tiver tido contato com superfícies que podem estar contaminadas, como corrimãos, portas, torneiras e transporte público. Além disso, ainda é recomendado higienizar todas as compras e encomendas que receber em casa.