Voltar para home page
Saúde

Prevenção da Covid-19: os métodos mais eficazes para evitar a contaminação

Alguns métodos são essenciais para prevenir a contaminação do coronavírus

Alguns métodos são essenciais para prevenir a contaminação do coronavírus

A pandemia do coronavírus que atingiu o mundo no início de 2020 trouxe muitas mudanças na forma como a população se preocupa com a saúde, higiene e bem-estar. Alguns hábitos, que antes não faziam parte da rotina, precisaram ser colocados nessa nova realidade. Por outro lado, outras coisas comuns precisaram ser adaptadas, como trabalho e prática de exercícios físicos. Todas essas mudanças tinham um único objetivo: a prevenção da covid-19, doença que já afetou e matou milhares de pessoas no mundo inteiro.

Depois de um tempo lidando com o novo vírus, pesquisadores e autoridades de saúde já entendem melhor quais métodos são mais eficazes para evitar a contaminação e proliferação da doença. Veja abaixo os principais!

Isolamento social ainda é a melhor alternativa para prevenir a Covid-19

Ficar em casa ainda é uma das principais recomendações quando se trata de prevenção da Covid-19. O ideal é só sair de casa em situações excepcionais, como supermercado e farmácia. Se você ainda tem a opção de trabalhar de casa, o melhor é que ainda não saia sem necessidade para locais com aglomerações, como festas, bares e praias. Diminuir o fluxo de pessoas, seja no transporte ou em lugares públicos, é uma das principais recomendações para diminuir o risco de contágio.

Máscara é indispensável para evitar a contaminação pelo coronavírus

As máscaras funcionam como uma barreira física contra o vírus e devem ser usadas sempre que sair de casa (ou mesmo para receber uma encomenda na porta). Alguns estudos sugerem que a chance de contágio entre duas pessoas que estão usando máscaras e com o distanciamento social adequado é bem menor. A máscara precisa cobrir boca e nariz sem estar apertada ou folgada demais. É fundamental sempre higienize as mãos antes e depois de tocar no tecido, seja na hora de colocar ou retirar o acessório. A máscara deve ser trocada a cada 3h por uma limpa.

Se precisar sair de casa, mantenha o distanciamento

Depois de quase cinco meses de quarentena, muitas pessoas estão retomando a rotina aos poucos. Além disso, restaurantes e comércios estão voltando a funcionar com medidas de segurança. Mas como frequentar esses locais sem correr o risco de se contaminar? Além da máscara, que se tornou um item obrigatório em muitos lugares, o distanciamento social é outro método eficaz. O ideal é manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas na rua e locais fechados, como supermercados, escritórios e restaurantes.

O mesmo vale se você voltou a praticar exercícios em academias e ao ar livre - sendo o último o mais recomendado na atual situação.

Mantenha a higienização correta das mãos

Para prevenir a contaminação do novo coronavírus, é fundamental manter as mãos sempre bem limpas com água e sabão ou álcool gel 70%. Não toque no rosto sem antes higienizar as mãos, principalmente se tiver tido contato com superfícies que podem estar contaminadas, como corrimãos, portas, torneiras e transporte público. Além disso, ainda é recomendado higienizar todas as compras e encomendas que receber em casa.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais