Voltar para home page
Bem-estar

Tratamento do câncer e alimentação: veja os cuidados nutricionais mais importantes

Pacientes que passam pelo processo de tratamento do câncer precisam ficar atentas com a alimentação

Pacientes que passam pelo processo de tratamento do câncer precisam ficar atentas com a alimentação

É consenso entre médicos que uma alimentação saudável contribui para o funcionamento do organismo, mas você sabe quais cuidados são necessários durante o tratamento do câncer? A desnutrição é uma das complicações mais comuns nesse grupo de pacientes, causada pela falta de apetite decorrente de efeitos colaterais do tratamento.

As dietas mirabolantes e alimentos considerados milagrosos - que, além de ineficazes, podem trazer problemas para pessoas em tratamento contra o câncer - devem ser evitados. Por isso, as visitas ao nutricionista são essenciais para que o profissional avalie o caso de forma individual e defina, junto com o paciente, uma nova rotina alimentar.

Confira outras informações que o Cuidados Mil obteve com a Dra. Tércia Tarciane Soares.

Carboidratos e proteínas são aliados no tratamento contra câncer

A principal função do carboidrato é gerar energia para as células por meio da glicose. Por isso, é indicado manter esse nutriente da dieta. Em vez disso, substitua alimentos ultraprocessados e com muito açúcar, como bolos e macarrão instantâneo, por cereais, grãos e mesmo verduras frescas.

A proteína também é benéfica ao organismo - e uma importante aliada contra a perda muscular. Dê preferência a alimentos como feijões, grão de bico, castanhas e ervilhas. Também é importante limitar o consumo de carne vermelha (cozida) para 500 gramas semanais e evitar embutidos como presunto, salsicha e salame.

Quais alimentos devem ser reduzidos ou evitados durante o tratamento?

É importante controlar bastante a quantidade de gorduras, açúcar e sal - inclusive aquele adicionado na hora da refeição, com o saleiro sobre a mesa. Faz bem ao organismo evitar o consumo de alimentos com alto teor calórico e poucos nutrientes, como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e frituras.

Alimentação para pacientes com câncer: dicas para a aquisição e preparo

Os alimentos in natura são sempre bem-vindos. Procure comprar frutas, verduras e outros ingredientes em estabelecimentos comerciais menores. Ao usar molhos de tomate, substitua o enlatado e utilize a própria fruta batida. Outra dica: ao adquirir frutas, prioriza aquelas da época, que cresceram com menos defensivos. Confira quais são as mais comuns em cada estação:

Primavera: Pêssego, morango, banana, caju, melão e laranja;
Verão: Abacate, melão, pera, uva, manga, maracujá e abacaxi;
Outono: Limão, melancia, tangerina, jaca, laranja e caqui;
Inverno: Laranja, pera, morango, tangerina, limão e banana.

Fontes: Dra. Tércia Tarciana

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais