Voltar para home page
Bem-estar

Tratamento do câncer e alimentação: veja os cuidados nutricionais mais importantes

Pacientes que passam pelo processo de tratamento do câncer precisam ficar atentas com a alimentação

Pacientes que passam pelo processo de tratamento do câncer precisam ficar atentas com a alimentação

É consenso entre médicos que uma alimentação saudável contribui para o funcionamento do organismo, mas você sabe quais cuidados são necessários durante o tratamento do câncer? A desnutrição é uma das complicações mais comuns nesse grupo de pacientes, causada pela falta de apetite decorrente de efeitos colaterais do tratamento.

As dietas mirabolantes e alimentos considerados milagrosos - que, além de ineficazes, podem trazer problemas para pessoas em tratamento contra o câncer - devem ser evitados. Por isso, as visitas ao nutricionista são essenciais para que o profissional avalie o caso de forma individual e defina, junto com o paciente, uma nova rotina alimentar.

Confira outras informações que o Cuidados Mil obteve com a Dra. Tércia Tarciane Soares.

Carboidratos e proteínas são aliados no tratamento contra câncer

A principal função do carboidrato é gerar energia para as células por meio da glicose. Por isso, é indicado manter esse nutriente da dieta. Em vez disso, substitua alimentos ultraprocessados e com muito açúcar, como bolos e macarrão instantâneo, por cereais, grãos e mesmo verduras frescas.

A proteína também é benéfica ao organismo - e uma importante aliada contra a perda muscular. Dê preferência a alimentos como feijões, grão de bico, castanhas e ervilhas. Também é importante limitar o consumo de carne vermelha (cozida) para 500 gramas semanais e evitar embutidos como presunto, salsicha e salame.

Quais alimentos devem ser reduzidos ou evitados durante o tratamento?

É importante controlar bastante a quantidade de gorduras, açúcar e sal - inclusive aquele adicionado na hora da refeição, com o saleiro sobre a mesa. Faz bem ao organismo evitar o consumo de alimentos com alto teor calórico e poucos nutrientes, como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e frituras.

Alimentação para pacientes com câncer: dicas para a aquisição e preparo

Os alimentos in natura são sempre bem-vindos. Procure comprar frutas, verduras e outros ingredientes em estabelecimentos comerciais menores. Ao usar molhos de tomate, substitua o enlatado e utilize a própria fruta batida. Outra dica: ao adquirir frutas, prioriza aquelas da época, que cresceram com menos defensivos. Confira quais são as mais comuns em cada estação:

Primavera: Pêssego, morango, banana, caju, melão e laranja;
Verão: Abacate, melão, pera, uva, manga, maracujá e abacaxi;
Outono: Limão, melancia, tangerina, jaca, laranja e caqui;
Inverno: Laranja, pera, morango, tangerina, limão e banana.

Fontes: Dra. Tércia Tarciana

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais