Café da manhã: descubra a importância da refeição e os motivos para criar este hábito

Mesa com alimentosDormir um pouco mais, agenda cheia, falta de apetite: o que não faltam são justificativas para quem deixa o café da manhã de lado. Desde pular essa refeição até comer alimentos poucos nutritivos, quem opta por não valorizar o desjejum abre mão de muitos benefícios para a saúde. O que comer no café da manhã? Quais os benefícios desse hábito? Descubra abaixo!

Como um café da manhã saudável impacta a sua saúde?

O principal benefício do café da manhã é a reposição de nutrientes e energia necessários para encarar o novo dia. Ao dormir, o corpo continua trabalhando para manter as funções básicas – como batimentos do coração, circulação sanguínea e respiração.

Ao acordar, é necessário repor esse gasto com um cardápio saudável para que haja disposição suficiente para todos os compromissos do dia. Como resultado, a concentração e atenção ao trabalho e estudos aumentam, assim como o bom humor e o entusiasmo para fazer atividades físicas.

O que comer no café da manhã?

Para garantir que o café da manhã seja realmente benéfico para a saúde, é preciso mais do que apenas comer: é necessário cuidar do que é consumido. Para que essa refeição seja completa, alguns nutrientes não podem ficar de fora:

– Proteína: além de fornecer energia em grande quantidade, ela aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, diminui o consumo exagerado de outros alimentos ao longo do dia. Para o café da manhã, leite, iogurte, queijos e outros derivados de leite são boas opções – já que, além de proteínas, são excelentes fontes de cálcio;

– Carboidratos: esse nutriente não pode e nem deve ser excluído da rotina alimentar (mesmo por aqueles que desejam perder peso). O carboidrato é uma importante fonte para repor, de forma imediata, a energia gasta ao longo da noite. Por isso, cereais e pães são recomendáveis. Prefira os integrais, que possuem grande quantidade de vitaminas e fibras;

– Fibras: responsáveis por ajudar no bom funcionamento do organismo, as fibras ainda diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares no sangue. No café da manhã, seu consumo pode acontecer pelas frutas – tanto in natura quanto em sucos (de preferência, sem adição de açúcar).

A prática do jejum intermitente

Após muitas horas em jejum, o corpo entra em estado de alerta. Para manter o funcionamento adequado do organismo, os estoques de energia passam a ser utilizados – dentre eles os depósitos de gordura.

Tendo isso como base, popularizou-se a técnica do jejum intermitente – padrão alimentar onde a pessoa alterna horas de privação alimentar e momentos de consumo normal. Mas a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) afirma que não há estudos suficientes que comprovem os benefícios dessa prática para aqueles que desejam perder peso – e, por isso, pede cautela.

Fontes: Dr. Cassiano Garcia e enfermeira Camila Hayacida